Calabresa à base de trigo? Empresários inovam com culinária vegana e aumento da procura por comida sem origem animal em SC
A busca pelo termo ‘veganismo’ na web tem acompanhado o aumento de adeptos à filosofia. Os empresários reconhecem a oportunidade de negócio diante da escassez de opções boas e sustentáveis no mercado. O propósito é claro: apoiar não só os consumidores, mas também o planeta como um todo.
Lourdes Shendama e sua filha Maria Carolina Souza estão à frente do Espaço Nutrir em Florianópolis, onde oferecem um buffet adaptado para o paladar vegano, sushi de cogumelos e pasta de tofu, além de pizzas com “calabresa” à base de trigo. Esses estabelecimentos da Grande Florianópolis recriam clássicos da culinária com versões livres de ingredientes de origem animal.
Em comum, os donos desses restaurantes perceberam o aumento da busca por alimentos veganos. Uma pesquisa relacionada ao veganismo em Santa Catarina no Google mostra que o estado é o 4º com maior interesse no tema em 2024. As buscas pelo termo triplicaram de 2022 para 2023 e mantiveram-se na mesma média nos anos seguintes.
A coordenadora do Simpósio de Nutrição Vegetariana e Plant based em Florianópolis, Thaisa Navolar, afirma que a expansão da oferta de opções veganas em estabelecimentos comerciais reflete não apenas o interesse de veganos, mas também de pessoas preocupadas com ética animal, sustentabilidade e saúde.
Lourdes Shendama destaca que o veganismo é um estilo de vida que vai além da alimentação, impactando diretamente a preservação do meio ambiente. Seu restaurante, o Espaço Nutrir, com três unidades em Florianópolis, busca tornar o veganismo acessível e prático para o dia a dia com um cardápio variado e equilibrado.
A empresária Aline Bueno Rosa também apostou na culinária vegana com seu sushi inovador, que vai além dos tradicionais recheios de pepino e manga. Ela reconhece a importância de oferecer opções atraentes e saborosas para o público vegano, preenchendo uma lacuna no mercado gastronômico.
Outro destaque é o Pizza das Galáxias, onde Benhur Judah Cury busca recriar o sabor tradicional da calabresa sem ingredientes de origem animal. Com queijos e proteínas veganas feitos artesanalmente, o estabelecimento visa atender não apenas a demanda vegana, mas também a de vegetarianos em busca de opções saborosas e visualmente atrativas.
O veganismo está em ascensão em Santa Catarina, refletindo uma mudança de hábitos alimentares e um maior engajamento com questões éticas e sustentáveis. Empresários dedicados como Lourdes, Aline e Benhur estão contribuindo para uma oferta diversificada e acessível de comida vegana, atendendo a um público cada vez mais interessado nessa filosofia de vida.