São José dos Pinhais: Cidade economiza 60% com LED na iluminação

sao-jose-dos-pinhais3A-cidade-economiza-6025-com-led-na-iluminacao

Cidade reduz gasto com luz em 60% após troca por lâmpadas de LED

Quase 90% da iluminação pública de São José dos Pinhais já foi modernizada, reforçando na segurança e sustentabilidade. A cidade avança em segurança, sustentabilidade e eficiência energética com a modernização da iluminação pública. A redução de aproximadamente 60% na conta de energia da iluminação pública é fruto da substituição das luminárias antigas por modelos de LED.

Em 2021, a conta mensal de energia da Prefeitura de São José dos Pinhais girava em torno de R$ 1,4 milhão. Atualmente, o valor é de aproximadamente R$ 500 mil, segundo dados do Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria e Urbanismo, Transportes e Trânsito. Das 35.503 luminárias instaladas no município, 31.572 já foram substituídas por LED, representando 88,93% de cobertura com iluminação mais sustentável.

As lâmpadas de LED consomem até 80% menos energia em comparação aos modelos tradicionais, trazendo benefícios diretos à população, como melhoria na segurança pública e redução de acidentes de trânsito. Com ruas mais iluminadas, o comércio pode estender o horário de funcionamento, favorecendo o turismo e aumentando o sentimento de segurança na cidade.

A população também sente a diferença com a modernização da iluminação pública em São José dos Pinhais. Moradores relatam aumento da sensação de segurança ao ocupar os espaços públicos durante a noite. O Parque São José, um dos principais espaços de lazer e prática esportiva do município, teve sua iluminação modernizada, contribuindo para um ambiente mais seguro.

O Departamento Municipal de Iluminação Pública prevê uma nova etapa de modernização em junho, com a troca de mais 1.700 luminárias pelo PEE-Copel. Com isso, a cidade alcançará cerca de 93,7% de cobertura com iluminação LED na iluminação pública, reforçando ainda mais a segurança e sustentabilidade do município.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp