PSOL lança Ivan Moraes como pré-candidato a governador de Pernambuco nas eleições de 2026
O Partido Socialismo e Liberdade (DE) lançou o ex-vereador do Recife Ivan Moraes como pré-candidato ao governo de Pernambuco nas eleições de 2026. O nome dele foi anunciado no sábado (24). Nesta segunda-feira (26), ele falou com a imprensa sobre as perspectivas para a campanha na sede do partido, no bairro do Derby, na área central do Recife.
“A gente vive em Pernambuco, uma situação interessante, uma polarização em direção ao centro. Você tem duas pré-candidaturas praticamente colocadas bastante semelhantes. […] São projetos conservadores, que não ousam. […] O DE tem a responsabilidade de pautar o processo eleitoral em Pernambuco”, disse Ivan Moraes, referindo-se às prováveis candidaturas da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Acompanharam Ivan Moraes durante o anúncio à imprensa Samuel Herculano, presidente do diretório pernambucano do DE; Michelle Santos, ex-candidata a prefeita de Caruaru pelo DE e dirigente do partido nessa cidade do Agreste de Pernambuco; e Perpétua Rodrigues, que faz parte do diretório da legenda em Petrolina, no Sertão do estado.
Ivan Moraes tem 49 anos, é jornalista, escritor e ex-vereador do Recife pelo DE, por dois mandatos, de 2017 a 2024. Alinhado à esquerda, defende pautas como o direito à comunicação, direitos humanos e meio ambiente. No legislativo, propôs a lei que obriga shopping centers a terem fraldários acessíveis para homens e mulheres.
Ao se lançar como pré-candidato a governador de Pernambuco pelo DE, Ivan Moraes mostra a intenção do partido em trazer uma proposta diferente para o cenário político local. Com o objetivo de romper com a polarização existente e trazer novas ideias ao debate, o ex-vereador pretende apresentar uma campanha baseada em questões progressistas e de inclusão social.
Com um histórico de atuação política na capital pernambucana, Ivan Moraes conta com uma base de apoio sólida e uma trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos e da democracia. Sua pré-candidatura surge como uma alternativa ao cenário tradicional da política estadual, buscando representar os anseios de uma parcela da população em busca de mudanças e renovação.
Em meio a um contexto político marcado por desafios e transformações, a presença de Ivan Moraes como pré-candidato a governador de Pernambuco promete movimentar o cenário eleitoral e colocar em pauta questões relevantes para o estado. Com um discurso firme e comprometido com os ideais do DE, o ex-vereador se prepara para enfrentar os obstáculos de uma campanha eleitoral e consolidar seu nome como uma opção viável para o futuro de Pernambuco.