“Jabuticaba brasileira”, diz Mourão sobre os benefícios
Durante uma palestra para lojistas em Uruguaiana (RS) na última terça-feira (25), o general Hamilton Mourão (PRTB), vice da chapa do candidato a presidência, Jair Bolsonaro (PSL), criticou sobre 13° salário e o abono salarial de férias. O candidato afirma que estes benefícios são “jabuticabas”, ou seja, só tem no Brasil.
“O Brasil é o único país que quando entra de férias, ganha mais”, diz general Mourão. Em seguida, o candidato comenta sobre o abono salarial que concede ao trabalhador, um terço do salário quando este entra em férias. “São coisas nossas, essa legislação sempre dita social, mas com o chapéu dos outros, não o do governo”, finalizou.
Após a divulgação do vídeo, a campanha de Bolsonaro determinou o cancelamento de todas as agendas públicas de Mourão até o dia da votação do 1º turno. Pelo Twitter, o candidato do PSL respondeu Mourão afirmando que criticar o 13º salário, “além de uma ofensa à (sic) quem trabalha”, é “desconhecer a Constituição”.
O 13° salário do trabalhador está previsto no art. 7° da Constituição em capítulo das cláusulas pétreas (não passível de ser suprimido sequer por proposta de emenda à Constituição). Criticá-lo, além de uma ofensa à quem trabalha, confessa desconhecer a Constituição.
— Jair Bolsonaro 1️⃣7️⃣ (@jairbolsonaro) 27 de setembro de 2018