Times goianos buscam vaga no G-4 neste fim de semana

A menos de dez rodadas para a final do Brasileirão, os times goianos jogam neste fim de semana em busca de um vaga no G-4. O Goiás tenta alcançar a liderança, enquanto o Vila Nova e o Atlético-GO buscam entrar no grupo de acesso. A 29ª rodada pela Série B começou na última terça (25) e termina amanhã (29). Goiás e Vila Nova entram em campo nessa sexta, e o Atlético-GO no sábado.

Vila Nova X Guarani

O Tigrão entra em campo nessa sexta-feira (28), às 21h30, no estádio Serra Dourada. Sétimo colocado com 43 pontos, o confronto com o Guarani, pode colocar o time no grupo de acesso. Após perder para o líder Fortaleza na última semana, o Vila busca reabilitação e aposta na força defensiva.

O clube soma o menor número de derrotas (apenas sete) e conta com o retorno do capitão Wesley Matos. O Guarani busca chegar pela primeira vez ao G-4 em 2018. Com 44 pontos e duas vitórias seguidas, o Bugre precisa vencer o Vila em Goiânia, o que não acontece há 27 anos, e torcer para que um dos times à frente (Goiás, CSA e Avaí) tropece.

Paysandu X Goiás

O vice líder, até então, entra em campo para jogar contra o Paysandu também na noite de hoje. A bola rola em Belém, no Estádio da Curuzu, às 19h15.  O encontro anterior dos times, no primeiro turno, terminou com vitória esmeraldina por 2 a 1, em Goiânia.

Agora, o Goiás busca um bom resultado para não só seguir no G-4 como também se afastar dos principais concorrentes. O time esmeraldino tem apenas dois pontos de vantagem para o Guarani, que ocupa a quinta colocação. Para vencer em Belém, no entanto, o Verdão terá de se superar, pois joga sem quatro titulares na Curuzu.

Do outro lado o Paysandu precisa pontuar para se afastar da zona de rebaixamento. Há três jogos o clube paraense permanece encostado no Z-4 – ocasionalmente entrando de forma temporária no decorrer das rodadas – porém os dois empates seguidos foram suficientes para tirar o Papão da área vermelha. A situação permanece a mesma, pois o ponto somado pelo Juventude na quinta-feira empurrou os bicolores para a 17ª colocação.

Figueirense X Atlético-GO 

Ocupando o sexto lugar na tabela, com a mesma pontuação do Tigre, o time goiano enfrente o Figueirense em Florianópolis, no Estádio Orlando Scarpelli, amanhã (29) às 16:30. O adversário ocupa o nono lugar na tabela, com 39 pontos. Ambos buscam avançar na competição. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp