Produtores rurais do distrito de São João do Itaguaçu, em Urupês (SP), estão contabilizando os prejuízos causados após uma intensa chuva de granizo que transformou o cenário da cidade em um verdadeiro ‘tapete branco’. As plantações amanheceram cobertas por sombrites, usados para proteger as plantas, e gelo, gerando muita preocupação na região. A situação foi registrada na manhã desta quarta-feira (4) e gerou um cenário de destruição.
A tempestade de granizo deixou marcas visíveis por toda a extensão do distrito, com pedras de gelo atingindo diversas áreas do município. Os moradores ficaram assustados com a intensidade do fenômeno, sendo que a agricultora Daniele Verri relatou que nunca tinha presenciado algo do tipo. Além da devastação nas estruturas de sombreamento, grande parte da produção de hortaliças foi perdida com o impacto do granizo.
Os danos causados pelas pedras de gelo foram mais severos nas áreas cultiváveis, afetando principalmente os produtores agrícolas da região. O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Aparecido Renato Lourenço, destacou que os prejuízos ainda estão sendo avaliados, uma vez que os efeitos do granizo só serão percebidos após a dissipação do gelo com a exposição ao sol.
Além das hortaliças, as plantações de limão também devem enfrentar consequências negativas a longo prazo devido aos estragos causados pelo granizo. Apesar da intensidade do fenômeno, não foram registrados incidentes envolvendo residências, veículos ou feridos, sendo que a Defesa Civil do Estado de São Paulo já foi acionada para prestar apoio à região afetada. O acumulado de chuva em Urupês foi de 22 milímetros.
A preocupação dos produtores locais está centrada na recuperação das plantações atingidas, sabendo que será um processo longo e desafiador. O restabelecimento das condições ideais para o cultivo demandará tempo e investimento, mas a comunidade rural está unida na busca por soluções para minimizar os impactos sofridos. Enquanto isso, os moradores permanecem atentos aos próximos desdobramentos climáticos e na esperança de uma recuperação plena das atividades agrícolas.