Consumidores de São Luís devem movimentar R$104,4 milhões no Dia dos Namorados em 2025

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Mais de 50% dos consumidores pretendem presentear no Dia dos Namorados em DE. O valor médio do presente é de R$ 242. Segundo a Fecomércio-MA, a expectativa é que o comércio local movimente aproximadamente R$ 104,4 milhões com a data comemorativa neste ano.

A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Namorados em 2025 aponta que 50,3% dos consumidores de São Luís pretendem comprar presentes para a data comemorativa. O número representa um crescimento expressivo de 10,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando o índice foi de 39,4%.

A pesquisa, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), mostra que o valor médio do presente também apresentou alta, passando de R$ 221 em 2024 para R$ 242 em 2025, um aumento de 8,6%.

Mesmo em um cenário econômico ainda marcado por crédito caro e inflação resistente em alguns setores, os dados demonstram uma maior disposição de compra por parte da população, impulsionada pela desaceleração da inflação nos serviços e por uma reacomodação no orçamento familiar após períodos de maior pressão financeira.

Com o ticket médio de R$ 242 pelo presente, a expectativa é que o comércio local movimente aproximadamente R$ 104,4 milhões. Considerando os consumidores que ainda estão indecisos sobre presentear (24,7%), esse volume pode chegar a R$ 112,9 milhões.

Para o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, os resultados da pesquisa “demonstram que o Dia dos Namorados se consolida como uma importante data para o comércio e os serviços da capital, com impactos positivos também no turismo e na gastronomia. É um momento estratégico para que empresários planejem ações promocionais, melhorem a ambientação dos pontos de venda e busquem parcerias para potencializar os resultados”, enfatiza.

Além das compras, a pesquisa aponta que 34,9% dos entrevistados pretendem comemorar a data. As formas de celebração preferidas incluem comemorações em casa (35,6%), estadias em hotéis e motéis (19,9%), idas a restaurantes (15,1%), além de viagens (11,4%), cinema (9,4%) e praia (6,9%), indicando boas oportunidades para o setor de turismo local.

Os produtos mais procurados incluem roupas e acessórios (21,6%), calçados, bolsas e carteiras (14,9%), perfumaria e cosméticos (12,5%) e cestas de café da manhã (12,6%). Produtos de maior valor agregado, como celulares (3,8%) e joias (1,8%), possuem baixa representatividade nas intenções de compra.

As lojas de shopping permanecem como o principal canal de compra (46,3%), seguidas por lojas de rua e galerias comerciais (25,6%) e pela Rua Grande (23,0%). O comércio eletrônico aparece com 4,9% das preferências, enquanto supermercados e hipermercados (4,3%) e o Centro Histórico (0,6%) demonstram baixa representatividade.

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