Hospital de Três Corações reduz horário de visitas e impõe uso de máscara para
evitar SRAG
Com o intuito de reduzir a circulação de pessoas e combater a alta taxa de ocupação
hospitalar, o Hospital São Sebastião, em Três Corações (MG), tomou medidas para conter a propagação de doenças respiratórias virais. Uma delas foi a redução do horário de visitas e a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro da unidade, sem prazo definido para a sua vigência.
Desde o dia 10 de maio, o hospital já registrou 80 notificações de suspeita de SRAG, com 23 casos confirmados – sendo 13 em crianças e 10 em adultos. Infelizmente, sete pacientes acabaram falecendo, todos com mais de 60 anos de idade. Atualmente, a ocupação dos leitos do hospital está em 90%, o que reforça a necessidade das medidas restritivas adotadas pela instituição.
Diante do aumento exponencial de casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave e do cenário preocupante de óbitos, o Hospital São Sebastião decidiu pela redução do horário de visitas, que agora acontece das 13h às 15h. Além disso, as visitas na maternidade e pediatria estão temporariamente proibidas como forma de proteger pacientes e colaboradores da unidade.
Seguindo as normas estaduais, os pacientes com suspeita de SRAG são isolados desde a triagem e recebem atendimento em espaços específicos para esse tipo de doença. As máscaras passam a ser obrigatórias em todos os setores do hospital e serão disponibilizadas na entrada da instituição para garantir a segurança de todos que circulam pelo local.
No intuito de reforçar o atendimento a casos de SRAG, o Hospital São Sebastião abriu 14 novos leitos de UTI na semana passada para suprir a demanda crescente de pacientes. Além disso, a cidade de Três Corações decretou situação de emergência em saúde pública em 20 de maio devido ao aumento expressivo das internações por SRAG na região.
É fundamental que a população siga as orientações das autoridades de saúde e contribua para conter a propagação do SRAG. O Diário do Estado continua acompanhando de perto o desdobramento dessa situação e fornecendo informações atualizadas sobre as medidas adotadas para garantir a segurança e o bem-estar de todos.
Confira mais notícias da região no Diário do Estado.