TSE substituiu 310 urnas na manhã deste domingo

“Até este momento só tivemos substituídas 310 urnas, que correspondem ao percentual de 0,06%, considerado um exito total”

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, afirmou neste domingo (7), que até o fim da manhã 310 urnas foram substituídas. A ministra apresentou balanço do andamento das eleições na sede do TSE em Brasília. A procuradora-geral da União, Raquel Dodge, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça, acompanharam a ministra na apresentação.

“Até este momento só tivemos substituídas 310 urnas, que corresponde ao percentual de 0,06%, considerado um exito total”, disse a ministra. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, destacou que houve um ‘preparo intenso’ das eleições e que ‘não há qualquer improviso’.

Ela destacou que a livre expressão e o voto livre estão assegurados aos eleitores. “Em primeiro lugar quero assinalar que não há qualquer improviso no curso do processo eleitoral. Houve um preparo intenso”, disse Dodge.

Fake news

Em entrevista à imprensa, Rosa Weber disse que a Corte ainda está apreendendo a lidar com as chamadas “fake news”, ao ser questionada sobre o trabalho que vem sendo feito no combate às notícias falsas. “De fato, ‘fake news’ é o assunto do momento. O que a Justiça Eleitoral está fazendo? No primeiro momento, aprendendo a lidar com ‘fake news’. Neste primeiro momento, foi compreender o que é uma ‘fake news'”, afirmou a ministra.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp