Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de perigo de chuva para 90 cidades do Paraná: Veja lista e recomendações

instituto-nacional-de-meteorologia-emite-alerta-de-perigo-de-chuva-para-90-cidades-do-parana3A-veja-lista-e-recomendacoes

O Instituto Nacional de Meteorologia (DE) emitiu, na noite de quarta-feira (25), um alerta de perigo de acumulado de chuva para 90 cidades do Paraná. O alerta é valido até às 23h59 desta quinta-feira (26).

As cidades afetadas estão na região Oeste, Sudoeste e Centro-sul. Veja lista abaixo.

Segundo a previsão do DE devem ser registradas chuvas de até 100 mm/dia. Há também risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Para as demais regiões, há previsão de chuvas intensas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h, segundo o órgão.

O instituto orienta que em casos de chuvas intensas, que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações nas encostas e, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de situação de inundação, o DE orienta que as pessoas protejam seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. A população pode buscar informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Na sexta-feira (27), segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o tempo deve permanecer instável, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões do estado. A nebulosidade fica variável com aberturas de sol, principalmente nas regiões Noroeste e Norte do Paraná.

Ainda de acordo com o Simepar, o sábado (28) e o domingo (29) devem registrar chuvas e temporais localizados, principalmente desde a região Oeste até o Centro e Leste do Paraná. Além disso, as temperaturas ficam elevadas, com máximas próximas dos 24ºC. Acompanhe as previsões de chuva e tempestade para diversas cidades do Paraná.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp