Data Venia: Estudante garante ingresso em universidade

A Sociedade Catalana de Educação S/C Ltda. deverá efetivar a matrícula de uma estudante, mesmo ela não tendo concluído o ensino médio. A decisão é da 4ª Câmara Cível, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, tendo como relatora a desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo. Para a desembargadora, a estudante comprovou a conclusão do ensino médio antes de iniciar o semestre letivo na instituição particular de ensino. “As situações jurídicas visam preservar não só interesses jurídicos, mas também interesses sociais a fim de evitar transtornos aos estudantes” sustentou Nelma Branco.

MUDANÇA DE VARAS PARA O FÓRUM CRIMINAL
A partir da próxima terça-feira (28), serão transferidas todas as Varas dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri. Elas saem do Fórum do Setor Oeste e vão para o Fórum Criminal Desembargador Fenelon Teodoro Reis, no Setor Jardim Goiás. A primeira a ser transferida será a 4ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri, no dia 28. No dia seguinte, será feita a transferência da 2ª Vara dos Crimes Dolosos contra a Vida.

SESSÃO NA 1ª CÂMARA CRIMINAL DO TJ/GO
O presidente da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Ivo Favaro, comunica que a sessão de julgamento da pauta adiada começará na quinta-feira (23), partir das 8h30. Já no período vespertino, serão julgados os processos inclusos na pauta do dia, assim como os processos em mesa (Habeas Corpus, Embargos de Declaração, Agravo Regimental, entre outros).

SELO ESTRATÉGIA EM AÇÃO
A Subseção Judiciária de Jataí receberá o Selo Estratégia em Ação – categoria bronze – em razão do alcance das metas estabelecidas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o diretor da Subseção Laor Antonio Junior as palavras celeridade e qualidade nos procedimentos realizados na Subseção surgem como os principais fatores desta conquista.

REFORMA DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL
O diretor-tesoureiro da OAB-GO, Roberto Serra, representa a Ordem na audiência pública sobre a Reforma do Código de Processo Penal, com a participação do relator da matéria na Câmara Federal, o deputado goiano João Campos (PSDB).A sessão, que acontece na Corte Especial do Tribunal de Justiça de Goiás, no Setor Oeste, em Goiânia, será realizada nesta sexta-feira (24), às 9 horas.

DESEMBARGADOR ELEITO PARA CORTE ESPECIAL
O desembargador Itamar de Lima foi eleito na tarde desta quarta-feira (22) para compor a Corte Especial do Tribunal de Justiça de Goiás. O magistrado, que atualmente também ocupa o cargo de ouvidor-geral do TJGO, irá substituir o colega Norival de Castro Santomé a partir do próximo dia 11 de abril.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp