O Grande Prêmio da Áustria, disputado neste domingo, 29, foi marcado por uma conquista histórica para o automobilismo brasileiro. Em sua temporada de estreia na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto, da equipe Sauber, cruzou a linha de chegada em 8º lugar e somou os primeiros pontos da carreira na principal categoria do automobilismo mundial. Foi a primeira vez desde 2017, com Felipe Massa, que um brasileiro pontuou na F1.
Largando da oitava posição, Bortoleto fez uma corrida sólida no circuito de Spielberg, protagonizando ultrapassagens sobre Pierre Gasly, Isack Hadjar e seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg. Em determinado momento da prova, chegou a ocupar o sexto lugar, mantendo distância segura de Esteban Ocon. Apesar da boa estratégia de pit stops da Sauber, o brasileiro perdeu duas posições nas trocas de pneus, voltando ao oitavo lugar. Na última volta, ainda tentou alcançar Fernando Alonso, da Aston Martin, mas terminou atrás do bicampeão mundial, que o parabenizou pela atuação ao fim da prova.
No pódio, a McLaren brilhou com uma dobradinha. Lando Norris, que havia largado na pole, venceu a corrida e conquistou sua terceira vitória na temporada, seguido pelo companheiro de equipe e líder do campeonato, Oscar Piastri. A Ferrari completou o pódio com Charles Leclerc. Lewis Hamilton terminou em quarto, e George Russell, da Mercedes, fechou o top 5.
O destaque negativo da corrida foi o abandono de Max Verstappen. O atual tetracampeão mundial da Red Bull se envolveu em um incidente com o estreante Kimi Antonelli logo na primeira volta e não conseguiu seguir na prova, ficando fora de uma corrida pela primeira vez no ano.
Com o resultado, Norris diminuiu a vantagem de Piastri no campeonato de pilotos de 22 para 15 pontos, após 11 das 24 etapas da temporada. A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, com o tradicional GP da Inglaterra, marcado para o dia 6 de julho, em Silverstone.