Uma nova massa de ar polar chegou ao Brasil nesta segunda-feira (30), derrubando as temperaturas principalmente no Sul, em parte do Centro-Oeste e até em regiões do Norte. A previsão é que o fenômeno persista até sexta (4).
Em São Paulo, o frio chega com menos força, mas, segundo a Climatempo, haverá mudança brusca de temperatura. A previsão é que nesta terça-feira (1º) a mínima seja de 12°C. A máxima prevista é de 17 °C, com céu nublado e possibilidade de garoa o dia todo, além de chuva à noite.
O frio aumenta mesmo na quarta (2), com termômetros entre 11°C e 15°C, e chuva durante o dia e à noite. Na quinta (3), há risco de trovoadas, com temperaturas entre 11°C e 14°C.
Apesar de as temperaturas continuarem caindo ligeiramente nas madrugadas, a massa de ar polar não vai configurar uma onda de frio em São Paulo. Para isso, é necessário que os termômetros fiquem ao menos 5°C abaixo da média por três a cinco dias consecutivos — o que não deve acontecer.
Essa massa de ar polar deve ser menos intensa do que a primeira do inverno. Isso porque a massa de ar polar que está avançando agora tem menor força e alcança uma área mais limitada do país, explica o meteorologista César Soares, da Climatempo.
A partir das 18h desta terça (1º), a Prefeitura de São Paulo vai reativar as 10 tendas da Operação Baixas Temperaturas. A ideia é oferecer atendimento à população mais vulnerável nas cinco regiões da cidade durante a época mais fria do ano.
Na onda de frio mais recente, o esquema da prefeitura realizou, entre os dias 23 e 26 do mês passado, 87.460 atendimentos. As tendas estão localizadas em diversas regiões da cidade, como Região Central, Região Sul, Região Norte, Região Leste e Região Oeste.
A Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha também está em andamento, com o objetivo de atender 70 mil pessoas em vulnerabilidade no estado. A população pode contribuir com doações para ajudar quem mais precisa enfrentar as baixas temperaturas.