Uma explosão seguida de incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica farmacêutica Sigachi Industries Limited, no estado de Telangana, Sul da Índia, na segunda-feira, 30. No momento do acidente, 108 trabalhadores estavam no local. Segundo autoridades, pelo menos 36 pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas.
De acordo com o diretor dos serviços de incêndio do estado, G.V. Narayana Rao, os bombeiros encontraram os corpos carbonizados de 34 funcionários. Outras duas vítimas chegaram a ser socorridas com queimaduras graves, mas não resistiram. Os escombros da unidade, completamente destruída, ainda estão sendo retirados na tentativa de localizar mais pessoas desaparecidas.
A explosão aconteceu na área da fábrica dedicada à secagem por spray — processo que transforma matéria-prima em pó fino para a fabricação de medicamentos. Diante da gravidade dos ferimentos, o ministro da Saúde de Telangana, Damodar Raja Narasimha, informou que será necessário realizar testes de DNA para a identificação das vítimas.
A Índia é um dos principais polos farmacêuticos do mundo, responsável por uma grande parte da produção global de medicamentos genéricos e vacinas. A Sigachi Industries, proprietária da unidade afetada, atua na fabricação de ingredientes farmacêuticos ativos e misturas de vitaminas e minerais. A empresa possui outras quatro fábricas no país, além de subsidiárias nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes Unidos.