Governo descarta instalação de barreiras de segurança no metrô de Salvador; homem ficou gravemente ferido no domingo. Segundo Companhia de Transportes da Bahia (CTB), que é responsável pelo monitoramento do sistema, a operação atual segue parâmetros seguros e estáveis.
Veja momento em que homem atravessa trilhos do metrô em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
O Governo da Bahia informou ao DE, nesta terça-feira (1º), que descarta a instalação de barreiras de segurança, como portas de vidro, nas plataformas de embarque do metrô de Salvador. No domingo (29), um homem de 34 anos ficou gravemente ferido depois que pulou nos trilhos para atravessar a estação Campinas de Pirajá, na Linha 1. A vítima ficou presa pela cintura, entre a plataforma e o trem, o que gerou as lesões.
Além dele, segundo divulgou a CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema, as câmeras instaladas nas estações flagram, por mês, cerca de dez passageiros que invadem os trilhos pra pegar o trem no sentido contrário ou apanhar objetos que caem no espaço dos vagões.
Nas plataformas, existe uma sinalização na cor amarela, pra chamar atenção, além de avisos sonoros sobre os riscos. Em nota, a Companhia de Transportes da Bahia (CTB), que é responsável pelo monitoramento do sistema, informou que a operação atual segue parâmetros seguros e estáveis, e que o desempenho está dentro dos critérios técnicos do setor de transporte sobre trilhos.
Segundo o órgão, a operação do metrô é acompanhada continuamente em parceria com a CCR Metrô Bahia. A CTB pontuou também que permanece atenta a soluções que contribuam para a segurança, o conforto e a modernização do modal, “sempre com foco no usuário”. “A inclusão de novos equipamentos ou tecnologias, como portas de plataforma de vidro, requer avaliação técnica criteriosa quanto à viabilidade, à adequação à infraestrutura existente e ao impacto na operação do sistema”, informou.
Em nota, a CCR Metrô reforçou que a implantação do sistema foi realizada de acordo com projetos aprovados pelo Governo da Bahia, em consonância aos requisitos técnicos de padrões internacionais “no que tange à segurança e à confiabilidade’. Ainda segundo a concessionária, os ativos da concessão são de propriedade do Governo, sendo que a implementação de equipamentos adicionais deve ser analisada e definida por ele. Na segunda-feira (30), o DE e a TV Bahia mostraram com exclusividade imagens de câmeras de segurança que flagraram o momento que o homem atravessou os trilhos que separam os dois sentidos do transporte público.
Após o acidente, José Cosme de Jesus Gonçalves teve perfurações na bacia, na bexiga e no reto. O homem segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Subúrbio. José Luiz de Jesus Gonçalves, irmão de José Cosme, informou que ele passou por uma cirurgia de emergência ao chegar ao hospital devido à grande perda de sangue. José Cosme está sedado e deve passar por uma cirurgia na bacia assim que seu estado de saúde melhorar. O caso foi registrado e é investigado pela 4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano). Em nota, a Polícia Civil informou que as imagens das câmeras de segurança são analisadas e testemunhas são ouvidas para esclarecer os fatos.