Ao buscar reforçar a identidade ambiental da cidade e estimular a preservação da biodiversidade, a Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena) e a Prefeitura de Presidente Epitácio (SP) realizam uma campanha para escolher uma ave símbolo para o município.
“Presidente Epitácio é uma estância turística com uma das paisagens mais belas do Brasil, banhada pelo majestoso Rio Paraná e cercada por uma natureza exuberante. Essa campanha é mais uma forma de valorizar nossa fauna e reforçar o orgulho epitaciano. Queremos que a população participe ativamente desse processo, escolhendo a ave que melhor nos representa”, explicou o prefeito André Ferraz Lima (Republicanos).
O presidente da Apoena, Djalma Weffort, comentou que essa campanha vai além da escolha de um símbolo.
“Essa iniciativa é educativa, cultural e ambiental. Ela fortalece o vínculo entre as pessoas e o meio ambiente, destacando a necessidade de preservar as aves que convivem conosco, tanto na zona urbana quanto rural”, afirmou o ambientalista.
Entre as mais de 300 espécies de aves que habitam o município, foram selecionadas doze representantes, cada uma com características marcantes e importância ecológica. As candidatas vão desde a arara-canindé até o tucano, passando pelo beija-flor, bem-te-vi, canarinho-da-terra, cavalaria, joão-de-barro, joão-pinto, mutum-de-penacho, papagaio-verdadeiro, pica-pau-de-testa-amarela e quero-quero.
A escolha da ave símbolo é realizada por meio de votação popular, disponível no site oficial da Prefeitura de Presidente Epitácio, e seguirá até 1° de outubro. Após a definição da ave símbolo pela população, a proposta será formalizada com a elaboração de um projeto de lei, que será encaminhado à Câmara Municipal, para oficializar a espécie escolhida.
De acordo com Djalma Weffort, esta campanha marca mais um passo importante na valorização ambiental e cultural da Estância Turística de Presidente Epitácio, unindo tradição, identidade e compromisso com a preservação da biodiversidade. É essencial que a população participe ativamente desse processo para escolher a ave que melhor representa o município.