Donos de balão em Praia Grande (SC) condicionam volta dos voos a boletim diário de condições climáticas
A volta das viagens acontece após o incidente em uma aeronave na cidade matar oito pessoas, em 21 de junho.
Após a tragédia com 8 mortes, os voos de balão são retomados em Praia Grande (SC).
A associação que reúne os empresários e donos de balão de ar quente em Praia Grande (SC) implementou um boletim diário sobre as condições climáticas para orientar a prática de balonismo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2), dia em que a atividade foi retomada após a suspensão de 11 dias por conta do acidente que deixou oito mortos.
Procurada, a prefeitura afirmou que o boletim tem caráter exclusivamente orientativo e que não tem autorização para fiscalizar a atividade. Na prática, o balonismo voltado ao turismo não é regulamentado pela Agência Nacional de Aviação (Anac).
O boletim foi criado pela Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente de Praia Grande (AVIBAQ) e conta com indicativos sobre vento, pressão atmosférica e demais fatores relevantes. O documento é atualizado no site da instituição.
No documento, a entidade vai sinalizar a situação de voo por meio de bandeira verde, amarela ou vermelha. A iniciativa busca orientar os pilotos sobre a segurança das operações de voo de balão no município.
Além do boletim, a associação orientou os empresários e pilotos a colocarem dois extintores de incêndio em cada um dos balões, além de usarem rádios intercomunicadores nos equipamentos.
Segundo o município, a AVIBAQ é a única associação do setor na cidade. Atualmente, são 47 empresas que oferecem o serviço de balonismo integrado na associação.
Atualmente, o balonismo turístico no Brasil não conta com regras técnicas específicas. As normas são apenas para a prática desportiva. Não há nenhuma regulamentação definida para voos de balão transportando pessoas mediante cobrança de passagens. Cabe ao praticante ou operador a responsabilidade pela segurança da operação.
A prefeitura de Praia Grande diz que não tem autorização nem competência para fiscalizar a atividade de balonismo no município. A administração afirma que a atribuição é de responsabilidade do governo Federal.
Em relação ao trágico incidente em Praia Grande, novas informações estão sendo reveladas com base em depoimentos colhidos com o piloto e os sobreviventes. Cabe ao Ministério Público de Santa Catarina investigar as circunstâncias do acidente e determinar as responsabilidades.