A Polícia Militar de Belford Roxo prendeu o décimo PM acusado de vender segurança privada na região. O soldado Marcelo Ferreira Chagas da Silva, de 41 anos, se entregou na 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) nesta quarta-feira (02). Essa ação ocorreu um dia após o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público do Rio (MPRJ) deflagrar uma operação para prender 11 policiais militares suspeitos de prestar serviços de segurança privada a comerciantes locais em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Marcelo se une aos outros denunciados pelo MP, incluindo Jaime Vicente, Rodrigo Viana, Ivaney Gama, Rodrigo de Oliveira, Pablo Regis, Ubiratan Ferreira, André Monsores, Rafael Santos e Rafael Carvalho, que foram presos anteriormente.
Esses policiais foram acusados de oferecer segurança armada de forma privada durante o horário de expediente, utilizando uniformes e viaturas da corporação. Os comerciantes eram coagidos a aceitar o serviço e realizar pagamentos mensais, chamados de “merenda” pelos PMs envolvidos. Dentre os estabelecimentos que faziam parte do esquema estavam restaurantes, mercados, clínicas, universidades, postos de combustíveis e até mesmo um posto do Detran. Essas práticas ocorreram entre 2020 e 2024, quando os agentes estavam lotados no 39º BPM em Belford Roxo.
O Ministério Público identificou que a atuação criminosa desses policiais comprometia as estratégias de policiamento, a correta alocação de recursos e colocava em risco a eficácia da segurança pública na região. Além disso, os PMs foram acusados de acharque de traficantes de drogas. A operação resultou na apreensão de doze aparelhos celulares, munições e uma pequena quantidade de entorpecentes. Os 11 policiais responderão na justiça por crimes como organização criminosa, corrupção passiva e peculato.
A Polícia Militar enfatizou que não compactua com desvios de conduta ou crimes praticados por seus agentes, punindo com rigor os envolvidos quando essas práticas são identificadas. Em 2023, a corporação lançou o Plano de Integridade da Secretaria de Estado de Polícia Militar e tem capacitado toda a tropa para combater vícios, fraudes e atos de corrupção. A atuação da PM visa garantir a integridade e segurança da população, reforçando o compromisso com a legalidade e o combate à criminalidade no estado do Rio de Janeiro.