Traficante interestadual das maiores facções criminosas do país é presa em Taubaté
Ana Lúcia Ferreira foi presa em uma operação contra o abastecimento de armas e drogas para traficantes.
Ana Lúcia Ferreira, traficante interestadual das maiores facções criminosas do país, é presa em Taubaté — Foto: Reprodução/TV Globo
Uma mulher apontada como operadora das maiores facções criminosas do país foi presa em Taubaté (SP), nesta quarta-feira (2), durante uma operação contra o abastecimento de armas e drogas para traficantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV).
A suspeita foi identificada como Ana Lucia Ferreira, de 41 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher foi presa pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na avenida Vila Velha, no bairro da Estiva, em Taubaté. Um carro e o celular que estavam com ela foram apreendidos.
Segundo a Polícia Civil, Ana Lúcia Ferreira atua como traficante interestadual e é responsável pela negociação para compra de drogas e armas de fogo para as facções criminosas. Ela é suspeita de gerenciar a logística interestadual nessas negociações e, por isso, vive se deslocando entre São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Ainda segundo a Polícia Civil, a mulher ostenta imóveis, joias e veículos e segue padrão de vida incompatível com a renda declarada. Ana Lúcia Ferreira é ex-mulher de Elton Leonel da Silva, o Galã, um dos chefes do PCC e por anos o principal fornecedor de drogas e armas na América Latina.
Além dela, a operação da Delegacia de Combate as Organizações Criminosas e a Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) prendeu um homem e teve outros dois alvos. O esquema investigado é um “consórcio” de organizações criminosas voltado para municiar o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Presos:
Ana Lúcia Ferreira: ex-mulher de Elton Leonel da Silva, o Galã, um dos chefes do PCC e por anos o principal fornecedor de drogas e armas na América Latina. Ana ainda teve um filho com outro integrante da facção. Ela foi presa nesta quarta-feira (2) em Taubaté; Gustavo Miranda de Jesus: braço direito e operador financeiro de Fhillip da Silva Gregório, o Professor, morto com um tiro na cabeça em junho e até então o maior fornecedor do CV. Gustavo foi preso nesta quinta (3) na Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Ana Lúcia Ferreira e Gustavo Miranda de Jesus — Foto: Reprodução/TV Globo
O delegado Vinícius Miranda, titular da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, explicou que a investigação começou há mais de um ano, com foco inicial em Professor. A partir da análise financeira e patrimonial, os agentes chegaram a Gustavo, que movimentou mais de R$ 250 milhões em nome da facção. Ele era responsável por lavar dinheiro da facção com empresas de fachada e eventos como bailes funk. Um dos estabelecimentos seria um mercadinho que, segundo a polícia, praticamente não tinha atividade comercial.