Defesa de réus no assassinato de Anic Herdy consegue habeas corpus e derruba mandados de prisão

defesa-de-reus-no-assassinato-de-anic-herdy-consegue-habeas-corpus-e-derruba-mandados-de-prisao

Defesa de réus pelo assassinato de Anic Herdy consegue habeas corpus e derruba mandados de prisão

Nesta quinta-feira (3), a 7ª Câmara Criminal derrubou os mandados contra Henrique e Maria Luiza Fadiga, filhos de Lourival Fadiga — réu e autor confesso do crime —, e da mulher dele, Rebecca Azevedo. Anic Herdy foi morta em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

A defesa de três réus acusados de envolvimento no assassinato da advogada Anic Herdy, conseguiu habeas corpus para três mandados de prisão que tinham sido expedidos no final de junho. O desembargador Sidney Rosa, da 7ª Câmara Criminal, derrubou os mandados contra Henrique e Maria Luiza Fadiga, filhos de Lourival Fadiga — réu e autor confesso do crime —, e da mulher dele, Rebecca Azevedo. Lourival segue preso.

Em junho, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu a nova prisão preventiva com base em novas provas, como a localização do corpo da vítima, o laudo de necropsia, perícias em veículos usados no crime e dados extraídos de celulares apreendidos. Os elementos, segundo a 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrópolis, reforçam os indícios da participação dos acusados no feminicídio, na ocultação do cadáver e no crime de extorsão.

Apesar de anteriormente terem sido soltos por serem réus primários e com bons antecedentes, a Promotoria argumentou que as novas provas indicam risco à ordem pública, à instrução criminal e possibilidade de fuga, devido à gravidade dos crimes e às penas que podem ser aplicadas.

O crime ocorreu em 29 de fevereiro de 2024. Anic Herdy, de 54 anos, foi atraída para um motel, assassinada e teve o corpo ocultado na casa de Lourival. De acordo com as investigações, os réus teriam planejado o assassinato da advogada e, após o crime, extorquiram dinheiro do viúvo, obtendo R$ 4,6 milhões.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp