Expresso da Mantiqueira: novo trem turístico resgata história da Revolução de 1932 em SP. Conheça o Trem da Mantiqueira em Cruzeiro.

expresso-da-mantiqueira3A-novo-trem-turistico-resgata-historia-da-revolucao-de-1932-em-sp.-conheca-o-trem-da-mantiqueira-em-cruzeiro

Após três décadas, a ferrovia histórica que foi palco de batalhas na Revolução de 1932 está de volta a operar em SP. O Expresso da Mantiqueira, que teve grande importância histórica para o país nos últimos séculos, busca intensificar o turismo em Cruzeiro (SP) com o transporte de passageiros. O Trem da Mantiqueira voltará a circular em Cruzeiro.

A linha férrea que coleciona episódios históricos nos últimos séculos, como ter sido palco de batalhas na Revolução Constitucionalista de 1932, foi reformada e agora funcionará novamente após mais de três décadas. Tanto o trilho quanto as estações passaram por revitalizações por meio de uma parceria entre a prefeitura da cidade e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que é responsável pela operação e pelos custos.

A locomotiva que fará o trajeto é uma Alco Rsd-8, um modelo diesel-elétrico de seis eixos fabricado por uma empresa americana. De acordo com o diretor de patrimônio da ABPF, Alexandre Augusto Pisciottano, “É uma locomotiva a diesel elétrica. Tem o motor a diesel, gerando energia para um gerador. E os motores de tração, que estão nas rodas, fazem com que ela ande para frente e para trás”.

A comercialização dos bilhetes para o passeio de trem acontece por valor promocional diretamente no guichê da Estação Ferroviária de Cruzeiro. Os passeios serão realizados neste fim de semana, das 9h às 17h, no sábado e no domingo, em meio ao 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro.

A novidade foi detalhada em um passeio de apresentação, onde a prefeitura e a associação deram detalhes do novo percurso do Expresso da Mantiqueira. O trem partirá da Estação Ferroviária Central de Cruzeiro, percorrendo seis quilômetros, passando por paisagens e um túnel da região, até chegar à estação Rufino de Almeida.

Após uma parada na estação, que também foi reformada, o percurso é retomado, voltando para a estação inicial e totalizando 12 quilômetros. Além disso, o projeto prevê recuperar totalmente a linha férrea, permitindo a ligação à região Sul de Minas, e a construção de um Museu Ferroviário.

A linha férrea de Cruzeiro foi construída no século XIX e coleciona episódios marcantes na história do Brasil. No século XX, os trilhos foram palco de batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932, com o objetivo de restabelecer o poder democrático e promulgar uma nova Constituição. A turismóloga Aline Horta ressaltou o impacto positivo do turismo para a região, afirmando que é uma oportunidade para promover o resgate histórico, patrimonial e cultural.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp