Aumento da Procura por Carros Elétricos e Híbridos Impulsiona Frota em Bauru

aumento-da-procura-por-carros-eletricos-e-hibridos-impulsiona-frota-em-bauru

Consumo consciente: aumento da procura por veículos elétricos e híbridos faz frota crescer 20% em Bauru

Com mais de 200 novos veículos só em 2025, motoristas bauruenses colocam a economia como principal motivo para compra.

Consumo consciente: procura por veículos elétricos e híbridos cresce mais de 20% em Bauru

A frota de veículos elétricos e híbridos em Bauru (SP) cresceu cerca de 22% em 2025 com relação ao ano passado, segundo dados do Detran-SP. Entre os motivos desse crescimento estão menor custo de manutenção, economia de combustível, menor impacto ambiental e até benefícios fiscais na hora da compra.

Considerada uma nova tendência entre os consumidores, o carro elétrico está aos poucos ganhando espaço e novos adeptos. Edson Barbosa é motorista de aplicativo na cidade e, há três meses, decidiu apostar no elétrico. Segundo ele, não há motivos para arrependimentos.

> “Sobrou mais da metade do que a gente gastava com o outro veículo, na combustão, e esse trouxe bastante economia para a gente. Foi uma ótima escolha que eu fiz e não pretendo sair mais da parte elétrica, ficar sempre com o elétrico.”

Para o também motorista de aplicativo Marcos Roberto, que está em seu segundo carro elétrico, a economia é um ponto forte na hora da decisão de compra, mas não só isso: ele comprou o elétrico por ser um carro completo. “Ele é um carro bem econômico, curto bem, gostei bem do carro elétrico, é um carro silencioso, não é um carro barulhento, é rápido e versátil”, afirma.

De acordo com informações do Detran, até maio de 2025, Bauru contava com 1.370 carros entre híbridos e elétricos, sendo 245 novos só este ano. No Brasil, os dados também comprovam essa tendência: entre janeiro e abril deste ano, foram mais de 54 mil carros híbridos vendidos no país. O número é 6% maior que o do mesmo período do ano passado.

Carlos Higuti, gerente de uma concessionaria que só vende carros elétricos em Bauru, diz que as vendas estão mais aquecidas neste ano. A empresa vendeu 20% a mais nos três primeiros meses deste ano do que no mesmo período do ano passado. Essa nova tendência de consumo vai desde carros de entrada até os de luxo.

“Produto inovador, tecnológico, com custo de manutenção muito mais acessível, muito mais barato que um carro a combustão, até porque a engenharia elétrica é menos custosa. Mas o principal é a economia de consumo de energia. Um carro a combustão hoje deve rodar por volta de 54 centavos o quilômetro. E, quando a gente fala de um elétrico, ele roda o quilômetro a 11 centavos. Essa diferença gritante é fundamental.”

Para o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos, com mais veículos desse tipo circulando pelas ruas, a tendência é de crescimento também nos serviços voltados ao segmento.

“A gente vê o crescimento, ele vai continuar de forma sustentável. A gente vai ter uma coisa que também acompanha a venda de veículos, que são os carregadores, principalmente os carregadores rápidos, que hoje são parte de um negócio, você ter a possibilidade de carregar o carro em 20 minutos, meia hora, em um carregador rápido. De novo, nós estamos falando de venda de serviços, venda de energia, de abastecimento. Isso vai permitir que aumente ainda mais a frota, a frota circulante.”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp