Os jovens de São João Del Rei receberam, entre os dias 23 e 27 de junho, apresentações do projeto ‘A Verdadeira Herança’, que teve o objetivo de promover a conscientização acerca da responsabilidade financeira. A iniciativa gratuita levou arte e reflexão unindo cultura, responsabilidade financeira e valores humanos por meio de uma história divertida e educativa. As ações buscaram promover a educação financeira entre os jovens de forma lúdica e acessível, por meio da arte e da cultura. As apresentações, gratuitas, aconteceram em escolas públicas. Para ampliar o alcance da iniciativa, também foram distribuídas cartilhas informativas que deram acesso a um vídeo exclusivo sobre o tema.
O intuito do projeto foi ensinar aos jovens os fundamentos da educação financeira, promover a saúde financeira deles e de suas famílias, integrar valores humanos aos financeiros e proporcionar acesso gratuito a espetáculos teatrais de qualidade em escolas e instituições públicas. Lucas, um jovem talentoso em matemática e conhecido por gastar demais, estava prestes a se formar no ensino médio quando descobriu que herdara um antigo brechó chamado “Paraíso dos Ácaros”, fechado desde a morte de sua tia-avó. Junto com o brechó, surgiu o fantasma Luz Divina, que apenas ele conseguia ver. Ao longo da história, Lucas enfrentou desafios e aprendeu sobre economia, empreendedorismo e investimentos, transformando sua visão financeira e entendendo o verdadeiro valor da herança deixada por sua tia.
O projeto abordou temas essenciais para o desenvolvimento dos jovens, como a educação financeira e a importância de planejar o presente pensando no futuro. Além dos conceitos econômicos, a iniciativa destacou a valorização dos sentimentos, das relações e dos sonhos individuais, promovendo uma reflexão sobre como os valores humanos e afetivos caminham junto com a construção de uma vida financeira equilibrada e consciente. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ‘A Verdadeira Herança’ teve a produção da CIA ODU, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio da Mineração Jundu e foi realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Com sete unidades produtivas e 66 anos de trajetória, a Jundu se destacou pela excelência na transformação de recursos minerais em soluções que impulsionam o desenvolvimento das indústrias nacionais. Comprometida com a sustentabilidade, responsabilidade corporativa e segurança acima de tudo, a Jundu buscou construir relações sólidas com seus públicos, gerando valor para a sociedade como um todo. A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribuiu para que milhares de projetos culturais acontecessem, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas puderam patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. Acesse e saiba mais sobre a história e iniciativas: www.jundu.com.br.
Para nós, investir em educação vai além da sala de aula: é acreditar no poder transformador do conhecimento. Apoiar um projeto que leva a educação financeira aos jovens de maneira lúdica e inspiradora é uma forma de contribuir para um futuro mais consciente e responsável. Foi um orgulho para a Jundu fazer parte dessa iniciativa que uniu educação, cultura e valores tão essenciais para a vida.