O novo esquema de vacinação contra meningite já começou a ser aplicado em Salvador e outras cidades baianas, como Feira de Santana e Alagoinhas. Agora, o reforço é feito com a vacina ACWY, que oferece proteção contra mais sorotipos da doença. A mudança foi divulgada pela prefeitura de Salvador, oito dias após o Ministério da Saúde anunciar a alteração na aplicação das doses disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa atualização visa ampliar a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. Anteriormente, a vacina ACWY pelo SUS era destinada exclusivamente aos adolescentes de 11 a 14 anos, como dose única ou de reforço, de acordo com o histórico vacinal. Agora, o esquema vacinal para bebês inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço aos doze meses, que passa a ser feito com a vacina ACWY.
Segundo as autoridades de saúde, o novo esquema de vacinação contra a meningite é estabelecido da seguinte maneira: aos 3 e 5 meses de idade, são administradas as duas doses da vacina meningocócica C, e dos 12 meses até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, o reforço é feito com a vacina ACWY. Para os adolescentes de 11 a 14 anos, também é indicado o reforço com a vacina ACWY.
Crianças que já receberam as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço não precisam tomar a ACWY neste momento. Já as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber o reforço com a nova vacina. Em Salvador, a vacinação está disponível em todas as 162 salas de vacinação da rede municipal de saúde. Já em cidades do interior, como Alagoinhas e Feira de Santana, a aplicação da vacina ACWY teve início na semana passada.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e protegem o sistema nervoso. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas ou fungos, e os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, vômito e manchas na pele. A ampliação do esquema de vacinação contra a meningite é uma medida importante para prevenir a doença e proteger a população, principalmente as crianças e adolescentes.