PF deflagra operação contra sites falsos de inscrição para Enem 2024

inscreva-se-no-curso-gratuito-de-preparacao-para-o-enem-2025-em-juiz-de-fora

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 10, a Operação Só Oficial, que investiga a prática de fraudes na internet envolvendo publicidades enganosas com o objetivo de induzir pessoas a efetuarem pagamentos indevidos de taxas de inscrição para o Enem 2024. Criminosos usavam o nome do Ministério da Educação, INEP e do Governo Federal para dar credibilidade ao crime.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão domiciliar em Praia Grande, no litoral paulista. Segundo a corporação, um dos alvos tem pelo menos 15 anotações criminais por estelionato e foi determinado o bloqueio de bens dos investigados.

Crime

O crime ocorreu entre 27 de maio e 14 de junho de 2024, período de inscrições para o certame daquele ano. De acordo com a PF, os investigados criaram falsas páginas na internet com o objetivo de simular o site oficial do INEP e, ao realizarem as inscrições, os usuários eram conduzidos até uma página onde seria pago a taxa por meio do PIX.

No entanto, os valores pagos eram direcionados para uma conta bancária vinculada a uma empresa privada que não possuía autorização para receber tais valores. Apurações da TV Globo, apontam que ao menos 35.295 vítimas caíram no golpe e não conseguiram realizar as provas.

O prejuízo do golpe é estimado em R$ 3 milhões.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp