O governo de São Paulo anunciou a chegada do primeiro dos 22 trens que vão compor a Linha 6-Laranja do Metrô. Após diversos atrasos, a previsão atual é que a operação da linha esteja em pleno funcionamento apenas em 2026. Essa linha será responsável por ligar a Zona Norte ao Centro da cidade e contará com um total de 15 estações, com conexões importantes com as linhas Azul, Amarela, Rubi e Diamante, o que facilitará bastante o deslocamento de cerca de 630 mil passageiros diariamente.
O projeto da Linha 6-Laranja foi anunciado em 2008, porém, desde então, vem sofrendo com sucessivos atrasos. O primeiro trem recebido será utilizado para testes a partir de setembro. O investimento total na obra ultrapassa os R$ 10 bilhões, e o contrato de concessão está estabelecido para 25 anos. Inicialmente, a previsão de início da operação era para o ano de 2020, mas devido a paralisações nas obras em 2016 e rescisão do contrato com o consórcio responsável em 2018, o prazo foi estendido.
A retomada das obras só aconteceu em 2020, quando a concessão foi repassada para a Linha Uni, empresa encarregada da nova fase do projeto. Com isso, a nova previsão de início de operação passou a ser 2025, porém, mais uma vez, o prazo foi adiado. Atualmente, o governo do estado trabalha com a estimativa de que os trens comecem a operar somente em setembro de 2026. Além disso, devido aos atrasos na desapropriação de áreas e mudanças no projeto da estação 14 Bis, o contrato de concessão foi estendido de 25 para 28 anos.
Todo esse processo reforça a importância de planejamento e execução eficaz de obras de infraestrutura, principalmente em um estado tão populoso e complexo como São Paulo. A expectativa é que, com a conclusão da Linha 6-Laranja, a mobilidade urbana na região seja significativamente melhorada, proporcionando mais conforto e agilidade no deslocamento dos cidadãos. Este é um passo importante para o desenvolvimento da cidade e para a qualidade de vida de seus habitantes.