Polícia de Portugal investiga sumiço de maranhense; família cobra respostas

comandante-geral-da-pm-fala-sobre-mortes-de-jovens-em-acao-policial-na-bahia3A-se-houve-erro2C-policiais-vao-pagar

Polícia de Portugal investiga desaparecimento de maranhense há 20 dias; família cobra respostas

Francisca Maria Santos foi vista pela última vez no dia 20 de junho. Ao DE, irmão da maranhense relata dificuldades para obter apoio dos consulados, e pede agilidade nas investigações.

A Polícia Judiciária de Portugal investiga o desaparecimento de Francisca Maria Santos, de 44 anos, maranhense que mora há cerca de quatro anos no país. Ela foi vista pela última vez no dia 20 de junho, quando saiu de casa para descartar o lixo, segundo vizinhos. Desde então, não fez mais contato com a família no Brasil, que agora vive dias de angústia e incerteza.

Francisca trabalha como cozinheira em um restaurante e morava em Tabuaço, região de Viseu, em Portugal. Segundo Antônio, que está em Portugal em busca de respostas, o desaparecimento foi comunicado no dia seguinte pelo namorado dela, identificado como Luis, que também acionou a polícia portuguesa. Ainda segundo ele, o patrão da vítima também notou a ausência quando a maranhense não apareceu para trabalhar.

Antônio conta que a irmã tinha o costume de falar todos os dias com a família por vídeo chamada e que estava feliz com a nova fase da vida em Portugal. Recentemente, ela havia conseguido a autorização de residência no país e fazia planos para visitar o Maranhão nos próximos meses.

Desde o desparecimento, a família afirma que tem feito uma série de esforços para obter respostas, acionando o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), consulados brasileiros em Lisboa e Porto e a Polícia Federal. No entanto, o sentimento é de impotência.

A investigação foi inicialmente conduzida pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e agora está sob a responsabilidade da Polícia Judiciária. Em nota enviada ao DE, a Polícia Judiciária confirmou que o caso está sendo investigado. No entanto, a família pede urgência, já que o desaparecimento dura 20 dias.

O DE entrou em contato com o Itamaraty para obter informações sobre o acompanhamento do caso e medidas de apoio à família, e aguarda retorno.

Francisca Maria Santos desaparecida, família busca respostas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp