Eric Faria opina: “Se o técnico do Flamengo não fosse o Filipe Luís, teria caído depois do Mundial”
Comentarista cita questões extracampo no clube e vê erro do técnico contra Bayern de Munique: “Poderia ter tido uma compreensão melhor do que o jogo estava pedindo”
Eric Faria avalia campanha do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes
Após a Copa do Mundo nos Estados Unidos, o Flamengo voltou ao Brasil e viveu dias de crise. Não pelos resultados em campo, mas por problemas internos envolvendo jogadores e diretoria. Para o comentarista Eric Faria, o ambiente não seria suportado por outro treinador, não fosse Filipe Luís.
— Eu diria que, conhecendo o Flamengo durante anos de cobertura, se o técnico não fosse o Filipe Luís teria caído depois desse Mundial, a exemplo do que aconteceu no Botafogo. Acho que tudo que envolveu esse Mundial, a forma como perdeu do Bayern de Munique, todas essas questões internas de Pedro, Arrascaeta… Agora, essa questão que a gente viu nos últimos dias de contratações serem quase anunciadas e depois desfeitas. Negócios assim que não tem muita explicação, acho que teria sobrado para o treinador, se não fosse o Filipe Luís, o ídolo que ele é, e o trabalho que ele fez nos últimos meses.
O Flamengo foi o único time que conseguiu vencer o finalista Chelsea (enquanto o Botafogo foi o único que bateu o outro postulante ao título, PSG), mas foi eliminado nas oitavas de final para o Bayern de Munique. Para Eric, a campanha rubro-negra foi abaixo do esperado e considera que Filipe Luís errou na estratégia diante da potência alemã.
— Não achei ruim, mas também não achei excepcional como as pessoas disseram. Não acho que o Flamengo tenha feito um Mundial soberbo. Acho que o Flamengo teve um grande momento, que foi o jogo contra o Chelsea. Ali foi um grande momento para aplaudir. E contra o Bayern de Munique, apesar de toda a força do Bayern, importante ratificar isso, é um timaço, uma máquina de jogar futebol, tem jogadores de todos os níveis de uma elite da Europa, mas acho que o Flamengo poderia ter feito mais. Poderia ter jogado melhor, ter tido uma compreensão melhor do que o jogo estava pedindo, acho que isso passa muito pelo técnico também. Naquele momento, acho que o Flamengo quis se estabelecer de um jeito que não teria como com o adversário que tinha pela frente. É uma escolha do Filipe, a gente tem que respeitar as escolhas dele como treinador, mas a eliminação do Flamengo passa muito por isso também.
Eric Faria destacou ainda que a gestão do time rubro-negro tem sido acompanhada por diversos episódios polêmicos, como veto de Bap a reforço, desgaste com o elenco, contratações anunciadas e desfeitas, entre outros problemas extracampo. A pressão sobre o técnico Filipe Luís tem sido intensa, mas a sua imagem como ídolo do clube tem contribuído para a sua permanência no cargo. A expectativa é de que o Flamengo possa corrigir os erros cometidos no Mundial de Clubes e buscar uma melhora no desempenho, mostrando uma evolução sob o comando do treinador.