Sinto pouca dor e quase não tenho precisado de remédios’, diz jovem que quebrou pernas durante agachamento com 140 quilos no Paraná
Luis Pasetti, de 23 anos, passou por cirurgia e está se recuperando em casa. O acidente em uma academia de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi registrado por ele em vídeo.
O jovem Luis Pasetti, de 23 anos, que quebrou as duas pernas e deslocou o pé direito enquanto fazia agachamento com 140 quilos, ficará sem andar normalmente por cerca de três meses. Ele passou por cirurgia e está se recuperando em casa. Ele ainda não pode apoiar os pés no chão, mas está sem curativos e pontos. Em breve, Luis deve ser liberado para começar a andar com muletas.
Acidente aconteceu no dia 20 de junho, em uma academia de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O momento foi filmado por Luis, que estava gravando o exercício que fazia no equipamento, conhecido como smith. O jovem ficou internado por quatro dias. Além de deslocar o pé, Luis fraturou as duas tíbias e as duas fíbulas, ossos que ficam na parte inferior da perna. Segundo o jovem, a expectativa é que ele volte a caminhar normalmente em cerca de 10 semanas. Enquanto isso, a orientação médica é que ele fique deitado com os pés elevados. Luis também está tomando anticoagulantes para prevenir o risco de trombose. “Quando fui para a casa, eu e meus pais recebemos todas as instruções do ortopedista. Graças a Deus não tivemos que adaptar nada em casa. Hoje sinto pouca dor e quase não tenho precisado de remédios”, contou Luis.
O acidente aconteceu devido a uma falha na máquina utilizada por Luis. Ele acreditava que a máquina estava segura ao fim do exercício, mas ao relaxar as pernas para sair do equipamento, foi empurrado para baixo pela carga. Luis estava acompanhado de um amigo que o ajudou a sair do aparelho e a procurar ajuda. O smith, aparelho utilizado por Luis, possui uma barra guiada por trilhos e permite exercícios verticais. O equipamento é comum em treinos de força e garante estabilidade durante agachamentos, por exemplo.
Segundo a educadora física Márcia Bispo, frequentadores de academia precisam tomar cuidados na hora de executar qualquer exercício, mas principalmente os que envolvem peso. Ela destaca a importância de adicionar peso de forma progressiva e tomar cuidado com a fadiga do corpo durante as execuções. A orientação de um profissional é fundamental para evitar lesões.
Com isso, a atenção e cuidado ao realizar exercícios de musculação e sempre ouvir as orientações de profissionais capacitados são essenciais para evitar acidentes e lesões graves..TextAlignment: Justify