Pipas provocam aumento de 34% na queda de energia em imóveis no Alto Tietê
No primeiro semestre de 2025, foram atendidas 1.188 ocorrência em casas, comércios e indústrias. Já no mesmo período de 2024, foram 885.
Profissionais atuam na manutenção de rede elétrica — Foto: Divulgação/EDP
As pipas provocaram um aumento de 34% na queda de energia em imóveis no Alto Tietê no primeiro semestre de 2025. Neste período foram atendidas 1.188 ocorrência em casas, comércios e indústrias. Já no mesmo período de 2024, foram 885.
Os dados são da EDP, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, e correspondem as oito cidades da região atendidas pela concessionária: Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, e Suzano.
Neste semestre foram pelo menos 118 mil imóveis que ficaram sem energia devido a ocorrências de pipas. Os números acendem um alerta por conta das férias escolares de julho.
De acordo com os números da EDP, Itaquaquecetuba foi a cidade com mais ocorrências no primeiro semestre, um total de 434. Em seguida, está Ferraz de Vasconcelos com 208 e depois Poá com 170.
A prática de soltar pipas é uma das brincadeiras preferidas das crianças e pode provocar não só a queda de energia, como também acidentes graves com motociclistas (veja mais detalhes abaixo).
Uma das orientações da concessionária é escolher um local afastado da rede elétrica para a prática.
“As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos. Além disso, caso a pipa fique enroscada nos cabos elétricos, nunca tente resgatá-la”, orienta Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP.
A empresa conta com o Centro de Operação Integrado (COI). O sistema colabora com a redução do impacto no fornecimento de energia através de manobras automatizadas.
Na maioria das ocorrências, é necessário o envio de uma equipe para retirar a pipa da fiação, limpeza da rede e o reparo dos danos causados. Devido a isso, moradores das proximidades acabam ficando sem energia até o trabalho ser finalizado.
Em situações de risco ou ocorrências relacionadas com as redes elétricas, a EDP recomenda que o cliente mantenha a distância, isole o local e acione a concessionária. Os canais oficiais de atendimentos são: Central de atendimento no: 0800 721 0123, WhatsApp: (11) 93465-2888, Site da EDP e o aplicativo EDP Online (disponível em tablets e smartphones).
Todos os canais funcionam 24h.
Além dos transtornos na rede elétrica, as linhas de cerol e chilenas podem provocar acidentes graves. Segundo diretor do projeto “Primeiro Abraço” e da Associação dos Motoboys de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, Felipe Guimarães, o número de mortes têm caído, mas ainda é comum surgir ocorrências desta natureza.
Antes do início do período das férias escolares, a associação realizou um ação em frente a um shopping do munícipio, onde foram distribuídas 700 antenas.
Ele reforçou a importância da instalação do item. “Para nós, basicamente, é a vida. Não tem como enxergar uma linha, principalmente em velocidade alta. Sem o uso da antena, o risco triplica”, disse Guimarães.
A principal recomendação é diminuir a velocidade em locais onde há grande concentração de pessoas empinando pipa. Entre as vias com maiores movimentos de pessoas brincando com pipa, estão as avenidas das Orquídeas e Júlio Simões .