PSG e Chelsea adotam estratégias distintas com jovens na final da Copa de Clubes

psg-e-chelsea-adotam-estrategias-distintas-com-jovens-na-final-da-copa-de-clubes

Finalistas da Copa de Clubes, PSG e Chelsea adotam estratégias diferentes com jovens

Os elencos são repletos de jogadores contratados com até 23 anos, mas a equipe francesa dá mais protagonismo e minutagem a eles do que o time inglês. Paulo Nunes e Tadeu Schmidt esperam nova goleada do PSG na final da Copa do Mundo de Clubes.

DE e Chelsea disputam a final da Copa do Mundo de Clubes neste domingo. A decisão coloca frente a frente times que contrataram muitos jovens nas últimas janelas, mas deram aproveitamentos diferentes a eles. Enquanto o PSG tem protagonistas do elenco entre os mais novos, a equipe inglesa dá menos oportunidades aos seus jogadores com esse perfil.

O Chelsea é o clube que mais investiu em contratações para a competição. João Pedro, Mamadou Sarr, Essugo e Delap são exemplos do padrão recente de investimentos, já que todos têm até 23 anos. Dentre os jogadores na mesma faixa etária relacionados na Copa de Clubes, foram gastos mais de R$ 3 bilhões nas últimas duas temporadas.

Um valor alto também foi gasto em Paris. Quase R$ 2,5 bilhões estiveram nas transações de atletas sub-23 desde a metade de 2023. A grande diferença é a função que assumiram. Kvaratskhelia, João Neves e Pacho – titulares absolutos – integram as compras para a formação do elenco.

Com exceção do terceiro goleiro, Tenas, e do zagueiro brasileiro Beraldo, os outros sete jogadores do PSG atuaram em mais de 85% das partidas disputadas pelo clubes desde que foram contratados. Mesmo aqueles que não são titulares têm boa minutagem, como Barcola e Gonçalo Ramos. Vindos da base, Zaïre-Emery, Mbaye, Mayulu e Kamara têm menos de 20 anos e também ganham rodagem.

Depois de contar com Messi, Neymar e Sergio Ramos, os maiores investimentos recentes do clube francês revelam outras características. São jogadores novos e que se consolidam no futebol mundial após a conquista da última Champions League.

Já o Chelsea tem seguido uma estratégia diferente. Embora tenha contratado diversos jovens, muitos foram emprestados, vendidos ou receberam poucos minutos em campo. Os londrinos estão constantemente entre os que mais gastaram nas janelas de transferência e apostam em nomes para compor o elenco ou gerar lucro em novas negociações. PSG e Chelsea se enfrentam no Estádio MetLife, em Nova Jersey. O confronto disputado no domingo, às 16h, vai definir o campeão da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes. O ge acompanha em tempo real.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp