Tarifa de Trump: Tarcísio se reúne com membro da Embaixada dos EUA em Brasília e
diz que ‘responsabilidade é de quem governa’
Governador disse que discutiu impactos da tarifa na indústria e no agro brasileiro e que abrirá diálogo com empresas paulistas para buscar soluções.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (11) em uma rede social que se reuniu com Gabriel Escobar, Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em Brasília, para discutir a tarifa imposta por Donald Trump.
Tarcísio também disseque “a responsabilidade é de quem governa” e que vai abrir diálogo com as empresas de São Paulo sobre a tarifa.
> “Acabo de me reunir com Gabriel Escobar, Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, em Brasília. Conversamos sobre as consequências da tarifa para a indústria e agro brasileiro e também o reflexo disso para as empresas americanas. Vamos abrir diálogo com as empresas paulistas, lastreado em dados e argumentos consolidados, para buscar soluções efetivas. É preciso negociar. Narrativas não resolverão o problema. A responsabilidade é de quem governa”, disse o governador em publicação no X.
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e cotado para disputar a Presidência contra o atual presidente em 2026, o governador paulista afirmou que a decisão de Trump é resultado de alinhamento do Brasil a países autoritários e defesa da censura, acrescentando que o governo petista não pode jogar a culpa no seu antecessor.
Na quinta-feira (10), Tarcísio tinha dito que “a responsabilidade é de quem governa” e que “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado”.
O anúncio de Trump foi recebido com espanto por especialistas no Brasil e no mundo, que destacaram a motivação política da decisão. “Ele [Trump] mencionou a iminente condenação do Bolsonaro”, disse, em entrevista à GloboNews, o ex-presidente do Banco Central Alexandre Schwartsman.
Entidades da indústria e da agropecuária brasileira também manifestaram preocupação com o anúncio e afirmaram que as taxas ameaçam empregos no setor.
Em resposta a Tarcísio, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que “quem está colocando ideologia acima dos interesses do país é o governador Tarcísio e todos os cúmplices de Bolsonaro que aplaudem o tarifaço de Trump contra o Brasil”.
Segundo ela, os adversários do PT “pensam apenas no proveito político que esperam tirar da chantagem do presidente do EUA” e que se trata da “continuação do golpe pelo qual Bolsonaro responde no STF, agora usando tarifas de um país estrangeiro”.