Investigação de morte de cavalos por ração contaminada: Nutratta no centro das investigações – novas atualizações.

investigacao-de-morte-de-cavalos-por-racao-contaminada3A-nutratta-no-centro-das-investigacoes-novas-atualizacoes

A morte de mais de 230 cavalos está sendo investigada por suspeita do consumo de ração contaminada em diferentes estados do Brasil. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intensificou as ações para apurar as mortes dos animais. Até o momento, 70 mortes foram registradas em Goiânia. A empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda está no centro das investigações, mas até o momento não respondeu às tentativas de contato da reportagem. O Mapa recebeu a primeira denúncia sobre as mortes em 26 de maio e, desde então, já foram confirmadas 238 mortes em diversas propriedades nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.
Com base nas informações recebidas, a fiscalização do Mapa constatou irregularidades na fábrica de ração investigada. Em decorrência disso, foi instaurado um processo administrativo fiscalizatório, com a suspensão cautelar da fabricação e comercialização de rações destinadas inicialmente a equídeos. Posteriormente, a suspensão foi expandida para todas as espécies animais após a detecção de substâncias tóxicas incompatíveis com a segurança alimentar animal em amostras coletadas. A empresa foi notificada para realizar o recolhimento dos lotes afetados, porém, até o momento, não foi apresentada a documentação que comprove a conclusão desse processo.
Em nota destinada à comunidade equestre, a Nutratta manifestou solidariedade aos criadores, proprietários e profissionais do mundo equestre que estão enfrentando essa situação delicada. A empresa destacou que desde o início dos acontecimentos, agiu com responsabilidade e cautela, evitando manifestações precipitadas. A Nutratta ressaltou o compromisso com a inovação, qualidade e segurança nutricional de seus produtos, destacando a tecnologia exclusiva de extrusão de fibras aplicada à nutrição animal.
Apesar das evidências de contaminação nas rações destinadas aos equinos, a Nutratta afirmou não haver qualquer indício de problemas nos produtos voltados para a bovinocultura. A empresa destacou a interdição preventiva da unidade fabril e a colaboração com as autoridades para investigar o caso com transparência. Todas as medidas necessárias estão sendo adotadas, incluindo a revisão de protocolos, suspensão preventiva de lotes e rastreabilidade completa da cadeia de suprimentos. A Nutratta reiterou seu compromisso com a verdade, ética e respeito à vida animal, permanecendo à disposição para esclarecimentos e acompanhamento do processo investigativo.
A decisão judicial autorizou parcialmente a retomada da produção e comercialização de rações não destinadas a equídeos, porém o Mapa recorreu apresentando novas evidências técnicas que reforçam o risco sanitário e a necessidade de manutenção das medidas preventivas. O Ministério da Agricultura e Pecuária reafirmou seu compromisso com a segurança da cadeia produtiva agropecuária nacional e com a saúde animal, incentivando tutores, criadores e médicos veterinários a formalizarem denúncias ou fornecerem informações adicionais por meio da Ouvidoria Oficial. A Nutratta permanece aguardando os desdobramentos das investigações e se compromete a comunicar publicamente qualquer posição oficial do Mapa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp