Presidente da Câmara de Pres. Prudente pede cassação de vereador por insulto

presidente-da-camara-de-pres.-prudente-pede-cassacao-de-vereador-por-insulto

Presidente da Câmara Municipal diz ter sido chamado de ‘bosta’ e ‘merda’ e pede
cassação do vereador Izaque Silva

Político do PL á alvo de duas denúncias protocoladas no Poder Legislativo.

O vereador Izaque José da Silva (PL), de Presidente Prudente (SP) — Foto:
TV Fronteira

O vereador Izaque José da Silva (PL), de Presidente Prudente (SP) — Foto: TV
Fronteira

O presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP), vereador William César Leite (PP), protocolou na tarde desta sexta-feira (11), no próprio Poder Legislativo, um pedido de abertura de processo de cassação do mandato do vereador Izaque José da Silva (PL) por quebra do decoro parlamentar. No documento, Leite alega ter sido chamado de “um merda” e de “um presidente de bosta” por Silva, durante a sessão ordinária realizada no último dia 30 de junho. Esta é a segunda denúncia formulada contra o parlamentar nesta semana.

A nova denúncia narra que, após envolver-se em uma confusão com o procurador jurídico do Poder Legislativo, Fernando Monteiro, Izaque Silva dirigiu-se verbalmente a William Leite “com desrespeito, afirmando, aos berros, que esta presidência não o representa, que não há presidente nesta Casa de Leis e que [o] denunciante [Leite] é um merda, um presidente de bosta”.

“Com esse comportamento lamentável, o denunciado [Silva] quebrou o decoro parlamentar, comportando-se em Plenário sem o devido respeito à presidência, aos seus pares e aos munícipes; procedeu de maneira perturbadora, sem observância às normas regimentais”, diz Leite.

“Vale dizer que a quebra de decoro parlamentar significa o comportamento inadequado do parlamentar. O descumprimento do comportamento exigido pela dignidade do cargo é considerado uma infração funcional, razão pela qual deve o denunciado passar por um processo disciplinar junto à Comissão de Ética e Disciplina por quebra de decoro parlamentar”, complementa o presidente da Câmara Municipal.

A confusão na sessão ordinária de 30 de junho já rendeu um primeiro pedido de abertura de processo de cassação do mandato de Izaque Silva, também por quebra de decoro parlamentar, feito pelo procurador jurídico Fernando Monteiro na última terça-feira (8).

Na denúncia, Monteiro alega que teria sido xingado e sofrido uma tentativa de agressão física por Izaque Silva.

OUTRO LADO

Em nota oficial enviada ao G1, o vereador Izaque Silva afirmou nesta sexta-feira que aguarda a convocação formal para que possa entender as acusações e responder a cada uma.

“Estou acompanhando surpreso as notícias pela imprensa; ontem, dia 10/07/25, protocolizei um ofício solicitando uma reunião oficial com a Mesa Diretora da Câmara Municipal. Até o momento, contudo, não recebi um retorno. Aguardarei a convocação formal para que eu possa entender as acusações e responder formal e legalmente a cada uma”, disse Silva ao G1.

Em uma nota de esclarecimento postada nas redes sociais na tarde desta sexta-feira, o vereador Izaque Silva posicionou-se sobre o assunto.

Veja abaixo a íntegra da postagem:

“Nota de Esclarecimento

Venho a público esclarecer à toda população prudentina que tem acompanhado pelas redes sociais e pela imprensa, o episódio ocorrido no plenário da Câmara Municipal de Presidente Prudente, no dia 30 de junho de 2025.

Antes de tudo, saliento que a minha vida sempre foi pautada pela ética, respeito e legalidade, não deixando nenhuma dúvida sobre meus princípios norteadores que são a base fundamental de um homem público.

Diante do exposto, na sessão em questão, estava apenas defendendo um direito que tenho enquanto vereador. São leis que tramitam na Casa, nº 101/19 e a nº 163/19, que na visão desse legislador, são de suma importância para o nosso município e para o bem-estar da população. Uma delas inclusive, trata da gratuidade no transporte público para pessoas de 60 a 65 anos.

Houve um excesso de ambas as partes, no calor do momento, acabei me excedendo como qualquer ser humano, por esse motivo, em respeito a todos, venho me retratar não apenas com o Procurador Jurídico, bem como, com o Presidente William Leite, além dos demais pares que compõem a 19ª Legislatura. Aos funcionários e colaboradores da Câmara Municipal e toda a população prudentina.

Tenho uma vida dedicada trabalho social, sempre prezando pelo respeito ao ser humano. No entanto, na expectativa de ter propostas que considero importantes serem debatidas no plenário, acabei ultrapassando os limites do que considero adequado e reconheço isso com humildade.

Reitero meu compromisso de continuar trabalhando com dedicação, no debate de ideias e defendendo projetos que tragam de alguma forma, benefícios para a população.

Por fim, sigo meu trabalho com firmeza, mas sempre com respeito aos servidores públicos que jamais sofreram qualquer perseguição por parte desse Vereador. São mais de 40 anos na vida pública e agradeço a cada um que confia e acredita em nosso trabalho.

Muito obrigado a todos.

Vereador Izaque Silva

‘Compromisso com a Comunidade’

Presidente Prudente, 11 de julho de 2025”.

VÍDEOS: TUDO SOBRE A REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE

50 vídeos

Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp