O diretor e co-presidente da DC Studios, James Gunn, entrou com um processo contra a Casa Branca e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a divulgação de uma imagem em que o mandatário aparece caracterizado como Superman. A informação foi divulgada pelo site USA Midia.
Na ação judicial, Gunn alega que houve violação de propriedade intelectual, já que a imagem do super-herói pertence à DC e à Warner Bros., e foi usada sem autorização com fins políticos. Ele solicita uma indenização de US$ 1 bilhão.
A imagem, publicada nas redes sociais oficiais da Casa Branca, mostra Trump vestindo a clássica fantasia do Superman, olhando para cima, acompanhado das palavras “verdade”, “justiça” e “o caminho americano”, próximas ao nome do herói.
A publicação viralizou rapidamente e gerou controvérsia. Enquanto apoiadores do presidente utilizaram a paródia como estratégia de promoção, críticos denunciaram o uso indevido da imagem e classificaram a ação como uma tentativa de marketing de mau gosto.
O SÍMBOLO DA ESPERANÇA.
VERDADE. JUSTIÇA. THE AMERICAN WAY.
SUPERMAN TRUMP. pic.twitter.com/fwFWeYonAq
— The White House (@WhiteHouse) July 11, 2025