Troca de tiros, aulas suspensas e visita do comandante geral da PM: entenda casos de violência em Camamu
Trocas de tiros foram registrados na cidade do baixo sul da Bahia, durante o fim de semana. Prefeitura chegou a suspender aulas na segunda-feira (14), devido ao clima de insegurança.
Câmeras de segurança flagram grupo armado no baixo sul da Bahia
A cidade de Camamu, no baixo sul da Bahia, registrou pelo menos duas trocas de tiros e um ataque a tiros nos últimos três dias. Na última ocorrência, na noite de segunda-feira (14), uma pessoa foi morta no povoado de Pinaré.
Segundo informações apuradas pela TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, as trocas de tiros foram retaliações devido a morte e prisão de criminosos. Dias antes, em 28 de junho, câmeras de segurança flagraram um grupo de homens armados nas ruas da cidade.
Devido a insegurança na cidade, as aulas foram suspensas na segunda-feira e o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia visitou a cidade.
Nesta reportagem, o DE explica a linha do tempo dos casos de violência registrados no município.
Troca de tiros em Camamu — Foto: Redes sociais
Câmeras de segurança flagraram um grupo de homens armados andando pelas ruas da cidade. Nos vídeos, é possível ver que eles apontam as armas para fachadas de casas. Não houve registros de baleados.
Duas semanas depois, o mesmo grupo de homens armados andou pela cidade e atirou diversas vezes para cima. O ataque a tiros aconteceu próximo ao Pelotão da Polícia Militar e a casa de um agente da corporação. Apesar disso, a Polícia Militar informou que os tiros não foram direcionados aos dois imóveis.
O objetivo da ação dos criminosos foi retaliar a morte e prisão de comparsas, que aconteceram dias antes.
Na manhã de domingo, houve troca de tiros entre os suspeitos e os policiais na localidade do Dendê de Baixo. Um homem identificado como Leandro Mauro Silva da Lapa, de 22 anos, foi baleado e morreu. Ele era investigado por tráfico de drogas e homicídio e também era suspeito de sequestrar três pessoas em um distrito de Maraú. Uma arma de fogo foi apreendida com ele.
Ainda no domingo, a prefeitura de Camamu informou que as aulas estão suspensas nesta segunda-feira. Para não prejudicar o andamento das atividades pedagógicas, os alunos serão orientados a fazer atividades em casa.
O comandante da Polícia Militar em Camamu, sargento Joaby, informou que a operação continua e não tem data para ser finalizada. O comandante geral da Polícia Militar da Bahia viajou de helicóptero para Camamu na tarde de segunda-feira.
Durante a tarde, por volta de 18h40, houve nova troca de tiros com suspeitos no povoado de Pinaré. Segundo a Polícia Militar, uma busca era feita no local para localizar um homem com dois mandados de prisão em aberto.
Um homem, que não teve o nome divulgado, foi baleado e socorrido para o Hospital Municipal de Camamu, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foi apreendida uma submetralhadora.
As aulas na rede municipal voltaram nesta terça-feira (15), diante da garantia do reforço policial na cidade. Em comunicado, a prefeitura afirmou que seguiu a orientação do Governo do Estado. A prefeitura informou ainda que os pais e responsáveis que não se sentissem seguros em mandar os filhos para a escola, deverão comunicar a unidade para receber as devidas orientações pedagógicas.