Rogério Corrêa: 150 jogos pelo Volta Redonda na Série B; números e marcas históricas atingidas

rogerio-correa3A-150-jogos-pelo-volta-redonda-na-serie-b3B-numeros-e-marcas-historicas-atingidas

Rogério Corrêa completa 150 jogos pelo Volta Redonda em meio a turbulências da Série B; veja números

Técnico é um dos mais longevos do futebol brasileiro e se aproxima se Wilton Xavier em ranking histórico do clube

Botafogo-SP 0 x0 Volta Redonda | Melhores momentos | 16ª rodada | Brasileirão Série B 2025 [https://s02.video.glbimg.com/x240/13757841.jpg]

Quando o árbitro Thaillan Azevedo Gomes apitou o fim da partida entre Botafogo-SP e Volta Redonda [https://ge.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/futebol/times/volta-redonda/], pela 16ª rodada da Série B do Brasileirão, Rogério Corrêa completou seu jogo de número 150 à beira do campo pelo Esquadrão de Aço. A caminhada do treinador até aqui foi de troféus, conquistas, algumas polêmicas e muita identificação com o clube.

Vindo do 4 de Julho-PI, Rogério Corrêa chegou ao Volta Redonda em 2022, em meio a um cenário conturbado, após um rebaixamento no Campeonato Carioca. O técnico comandou a virada de chave que salvou a temporada e recolocou o clube nos trilhos.

Desde então, nos 150 jogos, foram 69 vitórias, 38 empates e 43 derrotas, com aproveitamento de aproximadamente 54%. A temporada mais vencedora e história foi em 2024, quando o técnico perdeu somente 6 de 34 partidas pelo Esquadrão de Aço — as outras 5 derrotas do clube no ano foram sob o comando de Felipe Loureiro.

Com a marca Rogério segue como o terceiro técnico com mais jogos pelo Volta Redonda na história, se aproximando dos números de Wilton Xavier. O atual comandante é o mais vitorioso da história, com três títulos. Confira o ranking:

Técnicos com mais jogos pelo Volta Redonda

Treinador Jogos Intervalo Wilson Leite 197 jogos 1988-2023 Wilton Xavier 165 jogos 1994-2004 Rogério Corrêa 150 jogos 2022-atualmente Jorge Vitório 114 jogos 1981-1999 Dário Lourenço 99 jogos 2004-2011

Rogério foi lembrado nacionalmente nesta semana, após a queda do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, no Fortaleza. Em um levantamento do ge, Rogério Corrêa aparece como 5º técnico mais longevo do futebol brasileiro.

O primeiro feito importante de Rogério à frente do Volta Redonda foi a conquista da Série A2 do Carioca de 2022. Na ocasião, o clube bateu o Olaria na final, enquanto enfrentava uma maratona que envolvia as disputas da Série A2, da Série C do Brasileirão e da Copa Rio. Entre as três competições disputadas, dois títulos. O Voltaço de Rogério Corrêa também foi campeão da Copa Rio, garantindo vaga na Copa do Brasil do ano seguinte e retomando a confiança do clube. Na Série C, uma campanha de destaque, que acabou no quadrangular final, dando pistas do que viria nos anos seguintes.

O terceiro e mais importante troféu veio dois anos depois, em 2024. Depois de uma campanha histórica e que ganhou força ao longo da temporada, o Volta Redonda conquistou a Série C do Brasileirão, o segundo e mais importante título nacional do Esquadrão de Aço na história.

Com a pressão e as dificuldades da Série B, em 2025, Rogério Corrêa deu o que falar nas entrevistas coletivas, principalmente no pós-jogo. Mas esses não foram os primeiros episódios que chamaram a atenção envolvendo o técnico. Em 2023, Rogério protagonizou uma cena inusitada, ao “provocar” o volante Dudu após um gol do Volta Redonda. O jogador havia reclamado e discutido de forma ríspida por ter sido substituído (relembre abaixo).

Mas as maiores polêmicas vieram mesmo em 2025. O técnico soltou o verbo, principalmente nas rodadas iniciais da Série B, quando questionado sobre a situação vivida internamente pelo clube. Entre as principais declarações, Rogério disse que “o clube não estava preparado para a Série B”, que “falta dinheiro” e teceu duras críticas ao gramado do Raulino de Oliveira, afirmando que o campo estava “horrível”.

O técnico segue vivendo intensamente as tempestades da competição nacional e, em uma das entrevistas, chegou a se emocionar com a primeira vitória do clube na Série B. Mesmo diante das contendas, Rogério Corrêa é ponto de firmeza do clube em 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp