Escola mirim da Portela tem vagas abertas para oficinas carnavalescas gratuitas
Apadrinhada por Marisa Monte e Paulinho da Viola, escola inaugura oficialmente o projeto Águia Ensina, que oferece a partir de julho, sete oficinas para todas as idades.
A Filhos da Água, escola mirim da Portela, está com inscrições abertas para oficinas carnavalescas gratuitas na quadra da escola, até sexta-feira (18). As matrículas estão sendo feitas desde esta quarta (15) por ordem de chegada.
O projeto Água Ensina promove oficinas gratuitas de formação artística e cidadã na quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, para crianças, jovens e adultos, incluindo PCDs, a partir de 5 anos.
Além das já consagradas aulas de percussão, expressão corporal (passista), corte e costura e adereços, serão oferecidas mais três modalidades inéditas: canto, fotografia e capacitação profissional para o mercado da cultura e da arte.
Durante sete meses, os participantes desenvolvem seus talentos em sintonia com o enredo da escola para o Carnaval 2026, que será “Máscara da Justiça”, inspirado na “Carta da Terra”, documento que define um conjunto de princípios éticos para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI.
A Filhos da Água nasceu em 2001 e há cinco anos passou a oferecer as oficinas. Desde então, cerca de mil pessoas já participaram da iniciativa. Embora as oficinas já fossem oferecidas em edições anteriores, este é o primeiro ano em que a iniciativa se consolida como um projeto oficialmente reconhecido, patrocinado pela Sulamérica e Rede D”Or, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – ISS da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Apadrinhada por Marisa Monte e Paulinho da Viola, a Filhos da Águia reafirma seu papel na construção da autoestima e da identidade cultural de crianças e jovens.