Prefeitura do Rio de Janeiro homenageia Preta Gil com Circuito de Carnaval no Centro

prefeitura-do-rio-de-janeiro-homenageia-preta-gil-com-circuito-de-carnaval-no-centro

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu homenagear a cantora Preta Gil, falecida no último domingo, dando o nome dela a um circuito de desfiles de blocos de carnaval que acontecerá pelo Centro da cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira, oficializando o Circuito Preta Gil, que terá como trajeto a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos.

O percurso do Circuito Preta Gil terá concentração na Rua Primeiro de Março, entre as ruas do Rosário e Ouvidor, seguindo pela Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos, com término na Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre. A regulamentação e organização do circuito ficarão sob responsabilidade da Riotur, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, CET-Rio e Guarda Municipal.

A homenagem à cantora foi motivada pelo seu papel na retomada da folia de rua no Rio de Janeiro, principalmente através do Bloco da Preta, criado por ela em 2019. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, lamentou a morte de Preta Gil e decretou luto oficial de três dias. A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha nasceu na capital carioca em 1974 e faleceu aos 50 anos, vítima de um câncer de intestino diagnosticado em 2023.

O velório da artista será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atendendo a um desejo expresso por Preta Gil aos familiares nos últimos meses. A data da cerimônia ainda não foi definida, aguardando o traslado do corpo para o Brasil. A homenagem à cantora Preta Gil reforça sua importância e legado para o carnaval carioca, celebrando sua contribuição para a cultura e a folia de rua na cidade maravilhosa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp