Aparecida atinge marca de 25 dias sem homicídios com atuação integrada das forças de segurança

7e40777b-a051-4ec6-87b6-7053380df3fb

Aparecida de Goiânia atingiu nesta sexta-feira (25), a marca de 25 dias consecutivos sem registro de homicídios consumados, mantendo a tendência de queda nos crimes violentos registrada ao longo de 2025. No primeiro semestre, o município já havia completado 39 dias sem assassinatos. No total, o número de homicídios caiu 50% entre 1º de janeiro e 25 de julho, em comparação com o mesmo período de 2024, foram 24 casos este ano contra 48 no ano passado.

A redução expressiva é resultado da política de segurança pública implantada pela gestão do prefeito Leandro Vilela, em parceria com o Governo de Goiás, com ações voltadas à atuação integrada da Guarda Civil Municipal com as forças estaduais e à retomada do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Segundo dados do Observatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Aparecida também avançou na elucidação de crimes contra a vida. A Polícia Militar solucionou 67% dos homicídios ocorridos neste ano, sendo 11 deles com prisão em flagrante. A maioria das vítimas (92%) é do sexo masculino.

“Esses resultados refletem um trabalho comprometido com a proteção da população. Reforçamos a presença das forças de segurança nos bairros, fortalecemos a cooperação entre os órgãos e investimos em inteligência. A redução da violência é fruto desse esforço conjunto. Vamos seguir atuando com firmeza para manter a cidade segura e com qualidade de vida”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.

Além da queda de 50% nos homicídios, Aparecida de Goiânia também apresentou redução significativa em outros indicadores de criminalidade entre 1º de janeiro e 25 de julho de 2025. Os roubos a pessoa caíram 44%, passando de 413 para 229 casos. Houve ainda diminuição de 32% nos roubos de veículos (de 44 para 30 ocorrências) e de 52% nos roubos em comércio (de 21 para 10). Roubos em residências também caíram pela metade, de 16 para 8 registros. Já os furtos tiveram queda de 32% nos casos de veículos (de 245 para 167), de 41% em comércios (de 423 para 250) e de 37% em residências (de 635 para 400). Os dados são da Seção de Análise Criminal do 2º Comando Regional da Polícia Militar e reforçam o impacto positivo das ações integradas de segurança no município.

O comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar (2º CRPM), coronel Lucas Antônio de Morais Gomes, explica que o desempenho é fruto de uma estratégia de reforço ao policiamento em áreas críticas, com atenção especial aos fins de semana e feriados prolongados, além da intensificação da fiscalização em bares e distribuidoras. As operações envolvem a GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e equipes de fiscalização da Prefeitura.

Outro reforço importante foi a realização da Operação Comando Geral Itinerante, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, que ampliou o patrulhamento em pontos estratégicos e fortaleceu a escuta ativa das comunidades. Em paralelo, Aparecida também ganhou este ano uma nova sede da Delegacia da Mulher (Deam), ampliando a rede de proteção às vítimas de violência de gênero.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), reativado em abril por Leandro Vilela, é um instrumento estratégico para o planejamento e execução de ações coordenadas entre diferentes forças e secretarias. Criado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela, o grupo reúne representantes da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário, Ministério Público e diversos órgãos da administração municipal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp