Confira dicas para o Enem 2018 com professor Gilberto Augusto

“Os aulões não são casas de milagres, ele não vai te entregar algo que vai resolver o seu ano, mas ele vai te dar um pouco mais de segurança, já que o aluno tem uma ansiedade que é o medo do futuro, da prova estar chegando”

Em entrevista ao jornal Diário do Estado, o professor Gilberto Augusto deu várias dicas para quem deseja se dar bem no Enem 2018. Além das estratégias para os dois dias de prova, os assuntos com maior chance de serem abordados na Redação e o que esperar com a mudança da banca avaliadora.

Para o professor os aulões desenvolvem uma série importante de aprendizado eficaz para os estudantes. “Os aulões não são casas de milagres, ele não vai te entregar algo que vai resolver o seu ano, mas ele vai te dar um pouco mais de segurança, já que o aluno tem uma ansiedade que é o medo do futuro, da prova estar chegando”, explica.

Além de estudar as principais disciplinas é importante  abordar a administração do tempo de prova, estratégias e dar dicas assertivas para o aluno que vem se preparando para o Enem desde o começo do ano, com foco e motivação.”O aluno precisa ser bom nos três conteúdos mais abordados de cada matéria. Ter agilidade também é fundamental para resolver a prova, já que é extensa, então é preciso ter um gerenciador do tempo de prova”, completa.

Em relação à Redação, mais do que tentar “adivinhar” o tema é preciso reforçar a importância do aluno ter foco, investir na técnica e em sua estratégia, ou seja, treinar muito a escrita antes da prova, com muita atenção à norma culta e ao desenvolvimento das ideias. Confira acima mais dicas na entrevista completa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Serie A 2025: Mirassol, Sport e Ceará conquistam acesso

A Serie A do Campeonato Brasileiro de 2025 receberá o Mirassol pela primeira vez e o retorno do Sport Club Recife e do Ceara, após uma noite repleta de emoção na Serie B. As três últimas vagas na elite do futebol nacional foram definidas no domingo, 24, com o Santos, já garantido na segunda divisão, selando o título de campeão com 68 pontos.
 
O Santos, liderando a tabela, confirmou seu título de campeão da Serie B com uma campanha impressionante. O Mirassol, com 67 pontos, e o Sport, com 66 pontos, garantiram as segundas e terceiras colocações, respectivamente. O Ceara, com 64 pontos, completou o quarteto de times que subiram para a Serie A de 2025.
 
O Sport Club Recife foi o grande destaque da noite, retornando à primeira divisão do futebol nacional após três anos na Serie B. Jogando na Ilha do Retiro, o Leão venceu o já classificado Santos por 2 a 1, com gols do atacante Lucas Lima, um deles de penâlti. Wendel Silva marcou o gol do Santos. O meio-campista Barletta do Sport desperdiçou uma penalidade aos 39 minutos da segunda etapa, defendida pelo goleiro Brazão, o que poderia ter aumentado o placar.
 
O Mirassol abriu o placar contra a Chapecoense, time da 15ª colocação, com Yuri Castilho marcando aos 15 minutos da primeira etapa. O time do interior paulista administrou o resultado até o apito final e comemorou o acesso inédito na história do clube.
 
Paralelamente, os times visitantes Novorizontino e Ceará, que precisavam vencer fora de casa, estavam empatados sem gols na primeira etapa. No entanto, Paulo Baya marcou aos 37 minutos do segundo tempo para o Goiás, selando a vitória por 1 a 0 e impedindo o acesso do Novorizontino à Serie A de 2025. Este resultado favoreceu o Ceara, que não saiu do 0 a 0 com o Guarani, último colocado na tabela, e garantiu sua vaga na elite do futebol para o ano que vem.

Rebaixados

Além do Guarani, com apenas 33 pontos, outros três times foram rebaixados para a Serie C de 2025: Brusque (19º), com 36 pontos; Ituano (18º) com 37 pontos; e Ponte Preta (17º), com 38 pontos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp