José Carlos Capinan vai receber título de Doutor Honoris Causa do IFBA em Salvador
Cerimônia acontece na próxima sexta-feira (1º), às 17h. Evento será aberto ao
público, considerando a limitação do espaço.
José Carlos Capinan – Foto: Rodrigo Sombra / Divulgação
O poeta e compositor baiano José Carlos Capinan, de 84 anos, vai receber o título de Doutor Honoris Causa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (DE), em Salvador, na próxima sexta-feira (1º), às 17h.
A cerimônia será realizada no Espaço Cultural 2 de Julho, na Reitoria do DE, localizada no bairro do Canela. O evento será aberto ao público, considerando a limitação do espaço. Os interessados devem se inscrever pela internet.
Conforme a instituição, a concessão do título honorífico a Capinan foi aprovada em dezembro do ano passado, pelo Conselho Superior (Consup) do DE.
A expressão honoris causa vem do latim e significa “por causa da honra”. O título de Doutor Honoris Causa é diferente daquele recebido pela pessoa que conclui um curso doutorado.
A concessão do título honorífico reconhece que a atuação da personalidade em sua área é tão relevante e honrosa que lhe confere legitimidade para ser considerada doutora, independente da formação educacional da personalidade homenageada. Trata-se da mais alta honraria concedida por universidades e institutos, públicos ou privados.
José Carlos Capinan nasceu em Entre Rios, no interior da Bahia. Publicitário, teatrólogo, poeta, escritor, médico, é considerado um dos letristas mais importantes da música popular brasileira desde a década de 1960. Já realizou parcerias com diversos compositores como Caetano Veloso, Edu Lobo, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, Jards Macalé, João Bosco, Moraes Moreira, Paulinho da Viola, Roberto Mendes e Sueli Costa.
Capinan é um dos integrantes da Tropicália, movimento artístico dos anos 1960 e 1970 que transformou o panorama cultural brasileiro. Na sua trajetória, também foi diretor da TV Educativa da Bahia (1985), secretário municipal de cultura de Camaçari, cidade da Bahia, (1986) e secretário estadual de cultura da Bahia (1987-1989). Ainda foi diretor do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). Atualmente, é membro da Academia de Letras da Bahia (ALB).
Em abril de 2023, Capinan recebeu a Medalha do Mérito Cultural, da Câmara Municipal de Salvador (CMS), e, em setembro de 2024 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).