Quase 50 bicicletas motorizadas são apreendidas em Petrolina durante ‘rolezinho’
Além da apreensão dos veículos, 45 termos de compromisso, documento assinado pelos pais dos menores, foram emitidos.
48 bicicletas motorizadas foram apreendidas durante uma operação conjunta entre a prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e a Polícia Militar (PM), em diversos pontos do município, na tarde do domingo (27). Os veículos foram levados para o pátio da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla).
Além da apreensão dos veículos, 45 termos de compromisso, documento assinado pelos pais dos menores, foram emitidos. Segundo a prefeitura, “a operação foi realizada em pontos estratégicos do município e buscou prevenir o uso desses equipamentos por menores de idade. Modificar os veículos também configura infração de trânsito”.
A operação, realizada para coibir irregularidades no uso de veículos motorizados de forma indevida, com destaque para as bicicletas adaptadas com motor, teve o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Ammpla, da Vara da Infância e da Juventude de Petrolina, do Ministério Público e com o apoio do 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIESP) e do 5° Batalhão da Polícia Militar (5° BPM).
De acordo com a prefeitura, o levantamento das informações sobre os locais onde as bicicletas motorizadas circulam foi feito pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança. O serviço, segundo a gestão municipal, tem sido fundamental para a articulação entre os órgãos envolvidos e para o sucesso das ações, fortalecendo o caráter preventivo e a resposta rápida às situações de risco.
Nova regulamentação para uso de bicicletas e ciclomotores ainda gera dúvidas; entenda as diferenças
A nova resolução do Contran para o uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais autopropelidos entrou em vigor em todo o Brasil em 2023 e define o seguinte:
– bicicletas, patinetes, skates, hoverboards e monociclos elétricos podem circular pelas calçadas e ciclovias – desde que respeitando os limites de velocidade definidos normalmente pelas prefeituras de cada município. Esta medida já está valendo.
– Ciclomotores, que chegam a 50 km/h, só podem trafegar na rua, têm que ter placa e licenciamento, e o condutor precisa de habilitação específica. O prazo para emplacar e habilitar é até o fim de 2025.