Brasileiros podem viajar para nove países apenas com o RG; veja quais são

passaporte-brasileiro-brasil

Brasileiros que desejam viajar para o exterior sem enfrentar a burocracia da emissão de passaporte têm à disposição nove destinos internacionais que aceitam a entrada apenas com o documento de identidade. A facilidade é possível graças a acordos firmados entre o Brasil e países membros ou associados ao Mercosul, que permitem o trânsito livre de cidadãos em viagens de turismo.

A lista inclui Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Nestes países, basta apresentar o Registro Geral (RG), desde que o documento esteja em bom estado de conservação, com foto atual e tenha sido emitido há menos de dez anos. Carteiras profissionais, como CNH, OAB ou CRM, e certidões de nascimento não são aceitas como documentos de entrada. Caso haja dúvidas na identificação, as autoridades migratórias podem exigir documentação complementar.

Guiana e Suriname, apesar de serem estados associados ao Mercosul, não fazem parte do acordo que permite a entrada com apenas o RG.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que começou a ser emitida no Brasil em 2022 e utiliza o CPF como número de registro único, também é aceita como documento de viagem nesses países. A primeira via impressa é gratuita. O RG tradicional segue válido até 2032, mas recomenda-se a atualização do documento conforme as normas recentes.

A regra, no entanto, é válida exclusivamente para viagens de turismo. Em casos de estudo, trabalho, residência ou tratamento médico, o passaporte brasileiro continua sendo exigido, junto a outros documentos específicos.

Para todos os demais destinos fora da América do Sul, o passaporte é obrigatório. Atualmente, o documento brasileiro ocupa a 43ª posição no ranking global de passaportes mais poderosos, empatado com o da Argentina, permitindo a entrada em diversos países com menos exigência de visto.

Mais informações sobre exigências de entrada e serviços consulares podem ser consultadas no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp