Casais oficializam união em Casamento Comunitário

O sim dito ao mesmo tempo por 262 noivos e noivas emocionou os convidados da 2ª edição do Casamento Comunitário realizado na noite desta segunda-feira (29). Os casais oficializaram a união no salão de festas do Centro de Esporte e Lazer da Ordem dos Advogados de Goiás (CEL da OAB) em Aparecida de Goiânia. O evento foi uma realização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Cartório Oliveira.

O brilho nos olhos evidenciava a felicidade do casal Warley Silva André e Renata Freitas Queiroz, que vivem juntos há 14 anos. “Nós construímos nossa família e hoje tivemos a oportunidade de oficilizar nosso amor. Agradecemos a todos por ajudar na realização do nosso sonho”, comemoram os dois após tirar foto com o prefeito Gustavo Mendanha no final da cerimônia ecumênica onde a juíza de paz pronunciou aos casais as palavras que selaram o matrimônio.

Foto: Claudivino Antunes

A primeira-dama e secretária de Assistência Social licenciada, Mayara Mendanha explanou que o desejo de ajudar a oficializar a união partiu do prefeito, que tem feito uma gestão voltada para o social. “Nós recebemos muitos pedidos de pessoas carentes que tinham essa vontade casar no cartório. Por isso que nós buscamos parcerias para conseguir realizar esse sonho. Realizamos o primeiro no ano passado e neste ano, ampliamos o benefício com muitos outros presentes. E ver o sorriso no rosto e o brilho no olhar, mostra que esse é um dos momentos mais felizes da vida de cada um”, disse.

A união entre o poder público e o privado ajudou a realizar o sonho dos 262 casais. Entre os parceiros estavam empresas especializadas em eventos matrimoniais como Cinelata Filmes, Revista Bem Casados, Edivânia Doces Finos e Gourmet, Francis Araújo Cerimonial e Casag OAB – Goiás. O salão de festas foi todo decorado e a marcha nupcial foi executada, ao vivo, por membros do projeto Casa de Música. Uma mesa foi decorada com bolo cenográfico onde muitos casais fizeram fotos para eternizar o momento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás investe R$ 6,6 milhões na restauração do Museu Zoroastro Artiaga

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), deu início às obras de restauração do Museu Goiano Zoroastro Artiaga, um dos marcos do estilo Art Deco na Praça Cívica, em Goiânia. Este projeto contou com um investimento de R$ 6,6 milhões e foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
As obras, conduzidas pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, têm como objetivo recuperar as características originais do prédio, valorizar o conjunto arquitetônico e implementar melhorias de acessibilidade e segurança estrutural. Além disso, o espaço será requalificado com uma nova proposta museográfica.
 
Para proteger o público e o edifício histórico, tapumes foram instalados ao redor do prédio. Simultaneamente, começaram a ser elaborados os projetos executivos, além do mapeamento e organização do acervo, que será transferido para outro local durante as intervenções. Durante o restauro, o acervo passará por desinfestação por atmosfera anóxia (ausência de oxigênio) e higienização.

Importância do acervo

A coleção do museu inclui peças arqueológicas, mineralógicas, de etnologia indígena, arte sacra e arte popular, que narram a trajetória do estado e da cidade de Goiânia desde sua fundação até os dias atuais. Essas peças são essenciais para a preservação da memória histórica e cultural de Goiás.
 
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que a preservação do patrimônio histórico e cultural goiano é uma prioridade. “O início das obras de restauro do Museu Zoroastro Artiaga representa um passo fundamental para garantir que este espaço, tão significativo para a memória de Goiás, continue a inspirar as próximas gerações. Estamos comprometidos em entregar à população um museu revitalizado, acessível e preparado para contar a nossa história com ainda mais riqueza e cuidado,” afirma a titular.

História e significado

Inaugurado como o primeiro museu de Goiânia, o Museu Goiano Zoroastro Artiaga é um marco cultural que reflete a diversidade material e imaterial de Goiás. Localizado na Praça Cívica, o edifício foi construído entre 1942 e 1943 pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky, inicialmente para abrigar o Departamento de Imprensa e Propaganda. Em 1946, foi transformado em museu e recebeu o nome de Zoroastro Artiaga, em homenagem ao professor, advogado, geólogo e historiador que foi o primeiro diretor da instituição. Tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Iphan em 2004, o museu é uma referência do estilo Art Deco, um dos destaques da arquitetura da capital goiana.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp