A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), via Grupo de Repressão a Estelionato e outras Fraudes (Gref), com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina e Minas Gerais, deflagrou, nesta quarta-feira, 06, a Operação Mensa Ficta.
Ação cumpre seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Ituiutaba/MG, Pires do Rio/GO, Joinville/SC e Chapecó/SC, além do bloqueio e do sequestro de valores na ordem de R$ 1 milhão.
O alvo é uma associação criminosa especializada na prática de estelionato por meio de fraude eletrônica, bem como lavagem de dinheiro, responsável por aplicar golpes envolvendo a comercialização fraudulenta de veículos de luxo, causando prejuízos milionários à vítimas em diversos estados.
A investigação teve início a partir da denúncia de uma vítima residente em Goiânia, que teve prejuízo estimado em R$ 1 milhão. Os golpistas atuavam por meio de aplicativos de mensagens, onde criavam grupos e, após conquistar a confiança das vítimas, anunciavam falsamente a venda de veículos de luxo seminovos.
Para conferir aparência de legalidade às transações, os investigados apresentavam laudos cautelares, documentos veiculares e outras informações técnicas, induzindo as vítimas a realizar os pagamentos — sem, contudo, efetuarem a entrega dos automóveis.
Com atuação há pelo menos quatro anos, o grupo fez vítimas também nos estados de Santa Catarina, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul.