Flamengo não atinge meta na Copa do Brasil e fica fora das quartas de final pela primeira vez em oito anos
Atual campeão, Rubro-Negro esteve entre os oito melhores times do torneio desde sua pior campanha, em 2016; competição não esteve entre as prioridades do clube nesta temporada
Podcast ge Flamengo analisa escolha para Wallace Yan cobrar último pênalti em eliminação
O Flamengo, desde o início, colocou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores como prioridades à frente da Copa do Brasil. Na estreia contra o Botafogo-PB na terceira fase, poupou vários titulares e rodou o elenco. E diante do Atlético-MG nas oitavas preservou três titulares no Maracanã e dosou peças no gramado sintético da Arena MRV.
A última que ficou fora das quartas foi quando o Flamengo fez a sua pior campanha na história da Copa do Brasil. Naquele ano, o Rubro-Negro chegou a perder para o Confiança-SE na estreia, reverteu no Raulino de Oliveira e depois caiu na segunda fase com duas derrotas para o Fortaleza por 2 a 1.
Em 2017, o Flamengo chegou à final e perdeu para o Cruzeiro; em 2018, parou no Corinthians na semifinal. Em 2019, caiu para o Athletico-PR nos pênaltis nas quartas. Mesma fase em que chegou em 2020, quando foi superado pelo São Paulo. Em 2021, parou novamente na semifinal diante do Athletico-PR. Em 2022, foi campeão nos pênaltis em cima do Corinthians. Em 2023, chegou à decisão de novo e acabou sendo vice-campeão contra o São Paulo. E, no ano passado, foi novamente à final e conquistou o título sobre o Atlético-MG.
O Flamengo deixa a Copa do Brasil com apenas R$ 5.953.500,00 de premiação no torneio que mais paga no país. No orçamento para 2025, o clube projetou chegar ao menos à semifinal da competição, o que lhe garantiria uma premiação de R$ 20.616.750.
O Flamengo agora tem o Campeonato Brasileiro, em que é o líder empatado com o Cruzeiro a uma rodada do fim do primeiro turno, como prioridade, seguida da Libertadores, em que vai disputar as oitavas de final contra o Inter. Na projeção orçamentária, o clube traçou a meta de chegar ao menos à semifinal no torneio continental e ser pelo menos vice-campeão da Série A.