Hat-trick no DE e inspiração em CR7: conheça Pitel, artilheiro da quinta divisão do RJ
Centroavante marcou 14 gols em 9 jogos pelo Santa Cruz-RJ, na Série C do Carioca, que corresponde ao quinto e último estágio do futebol no estado
DE-RJ 0 x 10 Santa Cruz-RJ | Série C do Campeonato Carioca | TV FERJ
[https://s04.video.glbimg.com/x240/13824043.jpg]
DE-RJ 0 x 10 Santa Cruz-RJ | Série C do Campeonato Carioca | TV FERJ
A artilharia da Série C do Campeonato Carioca, a quinta divisão do RJ, tem dono: Christian Xerem de Assis, o “Pitel”, centroavante de 27 anos do Santa Cruz-RJ, que segue empilhando gols na competição. Só em julho, foram oito gols em 4 jogos, incluindo um hat-trick no DE “alternativo” do RJ.
Nascido na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no bairro Paciência, Pitel enfrentou as dificuldades recorrentes entre os jovens de periferia e demorou a engrenar no futebol. O primeiro teste foi no Madureira e ele até passou, mas não conseguiu se manter.
* Veja a tabela da Série A2 do Carioca [https://ge.globo.com/rj/futebol/carioca-serie-a2/]
* Veja a tabela da Copa Rio [https://ge.globo.com/rj/futebol/copa-rio/]
Pitel, atacante do Santa Cruz-RJ — Foto: Arquivo Pessoal
— Nunca tive ninguém pra me levar nos treinos, nunca tive um apoio familiar. Fiz alguns testes que amigos me levavam, por me ver jogando, mas não consegui dar sequência. Na época, não tinha nem dinheiro de passagem. São muitas coisas que acontecem, que é da realidade da gente que vem das periferias — contou.
Enquanto as coisas não aconteciam no futebol, Pitel entrou no mercado de trabalho. A primeira oportunidade de jogar profissionalmente foi pelo Queimados, aos 18 anos, através da indicação do patrão da empresa onde trabalhava como ajudante de transporte de carga. O dono da empresa era patrocinador do clube e ofereceu a chance de jogar.
Pitel jogando pelo Santa Cruz — Foto: Reprodução/Redes Sociais
REALIDADE FINANCEIRA
Longe dos holofotes do futebol, as grandes cifras são um sonho distante. Segundo Pitel, os salários no Santa Cruz, assim como é a realidade de quase todos os clubes das divisões de acesso, ficam na faixa de R$ 1.500. Por conta dos valores, o jogador criou uma loja digital de roupas para ajudar no sustento da casa.
— É outra realidade. Não tem como viver com o salário de uma Série C. Até mesmo uma Série B2 ou de uma Série B1. Não é um salário para você viver, até porque o contrato é muito curto, geralmente eles assinam contrato de seis meses, no máximo. Então, no resto do ano você vai fazer o que? Eu sempre fiz outras coisas, mas agora tenho uma loja de roupas. Conforta porque eu sei que se atrasar (o salário) ou qualquer coisa do tipo que acontecer, meu filho não vai ficar com fome — conta Pitel.
Pitel jogando pelo Santa Cruz — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Entre gols marcados e peças de roupas vendidas, Pitel não perde a irreverência e a alegria de jogar futebol. E não tem faltado oportunidade para as dancinhas e comemorações criativas em 2025. Pitel marcou pelo menos um gol em todos os jogos que disputou na Série C. Já são 14 bolas na rede em 9 jogos, com uma média de 1,5 gol por partida — três gols foram na goleada por 10 a 0 sobre o DE-RJ.
— É uma sensação maravilhosa, cara. Não dá pra explicar. Uma sensação absurda você conseguir fazer um gol. E eu não tô falando de um golaço. Tô falando de qualquer gol. É por isso que eu extravaso nas minhas comemorações. Falo pra todo mundo que eu comemoro muito meus gols porque eu sei como é ruim ficar sem fazer gol e sei o quanto é difícil fazer gol. Parece fácil pra quem tá fora, mas é difícil demais colocar a bola ali dentro da casinha — conta Pitel.
Pitel, atacante do Santa Cruz-RJ — Foto: Arquivo Pessoal
Gols de Pitel pelo Santa Cruz-RJ
Jogo Gols de Pitel Santa Cruz 4×0 CAAC Brasil ⚽ Juventus 1×3 Santa Cruz ⚽ Santa Cruz 1×1 União Central ⚽ EC Resende 0x3 Santa Cruz ⚽⚽ Santa Cruz 2×0 Duquecaxiense ⚽ Paraty 3×3 Santa Cruz ⚽ DE 0x10 Santa Cruz ⚽⚽⚽ Santa Cruz 4×3 Rioestrense ⚽⚽ Angra dos Reis 3×2 Santa Cruz ⚽⚽
deslize para ver o conteúdo
— Minha inspiração é o Cristiano Ronaldo. Por tudo que ele faz. Pelo profissionalismo, pela força, pela explosão, a finalização — disse Pitel.
Com Pitel em grande fase, o Santa Cruz entra em campo no domingo, para enfrentar o Vera Cruz, no Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis. A equipe está praticamente classificada para a semifinal da Série C e vai brigar pelo acesso à Série B2, a quarta divisão do RJ.