Aparecida de Goiânia realiza segundo mutirão do cadastro único

“O primeiro mutirão foi muito importante pois conseguimos diminuir significativamente esse déficit, mais ainda restam muitas pessoas a serem incluídas”

Com o objetivo de dar orientações, realizar a inclusão no Cadastro Social do Governo Federal, e atualizar os dados de pessoas já inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que estão com informações desatualizadas. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realiza a 2ª edição do programa “Mutirão do Cadastro Único”. A ação acontecerá das 8 às 17 horas, dos dias 5 à 9 de novembro, sem intervalo de almoço, no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, situado na Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo.
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De acordo com dados da secretaria, Aparecida possui, atualmente, 34.258 famílias registradas no Cadastro Único e um déficit de aproximadamente 10 mil famílias que precisam ser incluídas. “O primeiro mutirão foi muito importante pois conseguimos diminuir significativamente esse déficit, mais ainda restam muitas pessoas a serem incluídas. Além dessas famílias, cerca de 3.700 deficientes e 2.072 idosos devem ser alcançados por este mutirão para que não percam seus benefícios”, destacou a coordenadora do Cadastro Único de Aparecida, Yohana Oliveira.
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A principal intenção é cadastrar idosos e deficientes no CadÚnico para garantir a eles o Benefício da Prestação Continuada (BPC). “Antes não era obrigatório estar no CadÚnico para receber o BPC, que é um benefício assistencial de um salário mínimo ao idoso e à pessoa com deficiência. Até o final do ano se o usuário não estiver incluído neste cadastro o benefício poderá ser suspenso pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou também aquele que vai requerer a partir do próximo ano poderá ser impedido de receber”, explicou.
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A atualização dos dados é necessária, pois é por meio do CadÚnico que as pessoas podem participar de benefícios e programas do Governo Federal como Bolsa Família, Programa de Habitação Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Carteira do Idoso, e também adquirir descontos em energia, telefone e isenção na taxa de concurso público e ENEM. Para participar é necessário estar com documentos pessoais e familiares que residem na mesma casa: certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contra-cheque se tiver de carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência; comprovante de endereço em nome de algum membro da família.

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Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

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