O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), defendeu a independência de posicionamento e criticou o esvaziamento do debate político de qualidade durante participação no Encontro Nacional dos Presidentes do União Jovem, realizado nesta terça-feira, 12, em Brasília. Pré-candidato à Presidência da República em 2026, ele alertou para a influência das redes sociais na formação de opiniões superficiais.
“O político de rede social é um político temporário”, afirmou, destacando que a falta de convicção e coerência pode tornar nomes descartáveis. Ao responder perguntas das lideranças jovens do partido, Caiado reforçou que a atuação política deve estar alinhada às demandas reais da população. “É muito importante que vocês tenham autonomia, para terem independência de se posicionarem de acordo com as suas convicções, sempre balizadas no conhecimento”, disse.
Com cinco mandatos como deputado federal, um como senador e no segundo mandato como governador, Caiado foi citado como exemplo pelo vice-presidente do União Brasil e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto. “Tem uma vida correta, transparente, marcada pelo sucesso e, acima de tudo, compromisso em mudar o Brasil”, declarou.
O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, também destacou o papel da juventude na política e reafirmou a presença de Caiado no cenário presidencial. “Vocês não são só o futuro do União Brasil, vocês são um presente ativo que vai transformar esse partido”, disse, lembrando que a legenda conta com quatro governadores, sete senadores e 60 deputados federais.
O encontro, com dois dias de programação, reuniu representantes das 27 unidades federativas e membros da Fundação Índigo para troca de ideias e definição de estratégias voltadas ao fortalecimento da participação juvenil na política. Também estiveram presentes a presidente do União Jovem do Brasil e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Carolina Araújo, e o prefeito de Mossoró (RN), Allyson Bezerra.